Páginas

sábado, 23 de abril de 2022

Dia Mundial do Livro, os melhores livros ao longo de um ano

É sempre na celebração do Dia do Livro que apresento aquelas obras cujas leituras considerei as melhores em várias categorias das que li nos 12 meses anteriores. Este foi um ano onde, por motivos vários, li muito menos livros que em iguais períodos anteriores, mesmo assim, eis as minhas escolhas:

Melhor Livro de Literatura em Português

Apesar da releitura do emblemático "Memorial do Convento" e de José Saramago ser e um dos meus escritores preferidos, talvez pela novidade e questões que levanta sobre o 25 de Abril e o regime democrático que desde 1974 se estabeleceu em Portugal, a minha escolha recaiu sobre "Os Memoráveis" de Lídia Jorge, com uma excelente escrita e vários pontos para lusitano refletir.


Melhor Livro de Literatura Canadiana

Estive quase a não incluir esta categoria habitual por ter sido um único livro que li nesta rubrica ao longo destes 12 meses, mas a sua qualidade é tal que não permitiu deixar de recomendar "selected stories" da Nobel Alice Munro.


Melhor Romance Histórico

A biografia de César Augusto de John Williams exposta através do género epistolar "Augustus" vale mesmo uma leitura.


O melhor ensaio em  formato de  livro digital

Pelas questões e informações nele contidas, a escolha recaiu em "Sapiens - História breve da Humanidade" por Yuval Noah Harari, não subscrevo integralmente as suas ideias e penso que há aspetos especulativos, mas vale a pena ler esta ensaio.


Boas leituras neste Dia Mundial do Livro.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu já faço a lista na retrospectiva no fim do ano. fiquei muito interessada nos memoráveis. memorial do convento é o meu preferido do autor entre meus livros favoritos. falam demais pra q eu leia sapiens, adio sempre. vou reconsiderar. feliz dia do livro. beijos, pedrita

Pedrita disse...

falei de livro no meu blog.