Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

"SAPIENS - História Breve da Humanidade" de Yuval Noah Harari

 

Acabei de ler, em E-book, o ensaio "Sapiens História Breve da Humanidade" do israelita Yuval Noah Harari. A obra tenta mostrar como a nossa espécie, saída da evolução biológica e, como tal, refém da física e da biologia, evoluiu através das revoluções cognitiva, agrícola e, recentemente, científica e tecnológica, se libertou de muitas amarras da natureza e está em vias de ser criadora de um novo Sapiens e, por isso, o deus criador de um novo "Homem". Daí o subtítulo "Sapiens de Animais a Deuses".

Escrito de uma forma vibrante, cada capítulo narra uma parte marcante da história da humanidade onde o homem dá um salto e se torna mais distinto das outras espécies animais, construindo mundos diferentes que levantam novos desafios físicos e questões éticas e morais, mas que, à primeira vista, parecem benéficos para a espécie, mas Harari duvida do seu contributo para um homem mais feliz.

A questão da felicidade e a vontade de vencer a morte é recorrente na obra. O autor questiona se com esta evolução não estamos a ficar cada vez mais escravos e menos felizes, havendo ainda o risco de o Homo sapiens, na sua busca de felicidade e vitória da morte, estar prestes a construir um outro Homem que, apesar dos sonhos que temos, pode resultar num monstro destruidor da própria humanidade.

A ideia lançada neste livro do Homem criador de um novo homem e, por isso, num papel de deus, levou a um outro ensaio posterior que foi o primeiro ebook que li do autor: "Homo Deus", que perspetiva o futuro, e, tal como neste, são obras que assumidamente negam o deus sobrenatural e redefinem o conceito de religião como qualquer ideologia ou crença que defenda absolutamente as suas verdades independentemente de acreditar no transcendental. Este aspeto é muito bem justificado por Yuval Noah Harari, o autor que mais tem contribuído para o meu caminhar para o agnosticismo, por isso a obra pode chocar crentes em ideologias ou religiões.

Muito fácil de ler e acessível a qualquer leitor que goste deste tipo de temas ou se questione sobre a humanidade.

6 comentários:

Pedrita disse...

me indicam sempre esse livro, mas nunca me animei. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Pedrita
Talvez porque Homo Deus foi a entrada no autor e um murro no estômago devido à força do seu conteúdo, gostei mais desse que é uma sequela deste que o antecedeu em termos de publicação. Mas Sapiens também é muito bom, embora por vezes tenha alguns capítulos que poderiam ser mais curtos, pois o essencial está dito e não necessita de repetir. Contudo os dois são obras que revolucionam mentalidades, talvez não recomendados a crentes religiosos pelo seu ateísmo e profissão de fé em religiões sem deus.

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Quando você disse na resenha sobre a criação de um novo Homem e que "pode resultar num monstro destruidor da própria humanidade", não pude evitar lembrar de Frankenstein.

Esse autor, o Yuval Noah Harari, fez um sucesso enorme aqui no Brasil. No auge onde eu ia escutava as pessoas comentando.

Dele eu li somente o pequenino ensaio "Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade", e gostei com algumas ressalvas.

Ótima resenha, curta e sincera. Abs!

Carlos Faria disse...

Yuval refere mesmo Frankenstein como referência de que uma ideia original boa pode desembocar num monstro.
Esse do coronavirus não li

João Soares disse...

Boa tarde, Carlos. Boa resenha
O e-livro "Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade" está aqui http://www.fundacaomargaridaalves.org.br/wp-content/uploads/2020/07/HARARI-Y.-N.-Na-batalha-contra-o-coronavirus.pdf.pdf.pdf.pdf.pdf.pdf.pdf
Um abraço

Carlos Faria disse...

Obrigado João