Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

"O Mistério do Comboio Azul" de Agatha Christie

Acabei de ler mais um policial de Agatha Christie "O Mistério do Comboio Azul". O multimilionário americano Van Aldin compra secretamente um rubi valioso em Paris, mas logo no momento é alvo de uma emboscada de que consegue escapar sem perda da pedra preciosa para oferecer à sua filha para a compensar da sua má relação com o marido interessado no dinheiro dela e com uma amante. Para resolver a situação o pai impõe o divórcio mas descobre que a sua herdeira também tem telhados de vidro por ter um amante de reputação duvidosa. Ao encontro do seu amante no sul de França viaja a filha no comboio azul onde se encontra com uma jovem dama de companhia que acaba de receber uma grande herança, esta curiosamente cruza-se com Poirot, mas ao chegar-se ao destino descobre-se que não só a filha foi assassinada como o rubi foi roubado, Quem de facto viajava no comboio e quem teve oportunidade de cometer o homicídio, quem lucrava? Terá sido o roubo e o assassinato cometido pela mesma pessoa? Poirot e Miss Grey irão cooperar naquilo que é para esta uma aventura real dos livros policiais que julgava apenas possíveis em ficção.

Como todas as obras de Agatha Christie, após pistas verdadeiras e erradas e suspeitos vários, no fim o génio Poirot não só consegue desmontar os factos, como a obra conduz a um mundo mais justo, onde os maus são castigados e os bons recompensados. Fácil de ler, gostei e recomendo a qualquer tipo de leitor.

3 comentários:

Pedrita disse...

no brasil é mistério do trem azul, então realmente não li. amo essa autora. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Normal, raramente em Portugal dizemos trem e penso que no Brasil nunca dizem comboio.

Pedrita disse...

verdade, não usamos comboio. mas seria ótimo se só fossem essas mudanças. aqui eles interpretam os títulos e sai qq coisa.
voltei a falar de livro no meu blog. http://mataharie007.blogspot.com/2021/11/uma-pequena-cidade-na-alemanha-de-john.html