Páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

"As Regras de Cortesia" de Amor Towles

 

Citação

"...sei que as escolhas certas são, por definição, o meio através do qual a vida cristaliza a perda."

Acabei de ler o romance "As regras de cortesia" do norteamericano Amor Towles, este é o segundo livro que leio desde escritor onde, com elegância através da narrativa, se percebe o sonho das personagens preservarem ou a lutarem por alcançar ambientes de luxo e o bem-estar das classes mais abastadas da sociedade, mas no respeito de uma ética e valores tradicionais.

Decorre a noite da passagem de ano de 1937/38 no coração de Manhattan Catherine Kontent e sua amiga Eve quase sem dinheiro nos bolsos procuram divertir-se, cruzam-se com um jovem de grande delicadeza e aspeto de riqueza, travam amizade da dá-se início a um ano de transformação total nas duas amigas, incluindo o convívio com gente afortunada enquanto a Europa mergulha na guerra. Afinal em Nova Iorque há espaço e oportunidade para todos os sonhos, enganos e desilusões Katey verá o melhor e o pior a que as pessoas podem escolher para satisfazer os seus anseios e a cortesia também pode ser uma das ferramentas para se atingir as metas da vida.

Uma narrativa que numa primeira perspetiva parece ser uma história cor de rosa e oca adequada à literatura romântica, ao glamour de gente socialite mas que no fundo está cheia de reflexões éticas e morais sobre as escolhas da vida, referência a clássicos da literatura, exposição da cultura musical dos anos 30 nos EUA e assim consegue compatibilizar a elegância e o entretenimento com uma análise sociológica e abordagem aos valores individuais, algo que este escritor fez com mestria nos dois romances que dele li. Gostei e recomento.

7 comentários:

Pedrita disse...

não conheço. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Penso que vale a pena conhecer, não sendo uma literatura revolucionária, é simpática e não banal

charlles campos disse...

Vou atrás. Não conheço. Tem este livro e o Cavalheiro em Moscou publicados no Brasil

Carlos Faria disse...

Já li ambos, não fogem muito em estilo um do outro, o Gentleman em Moscovo tem mais glamour e talvez mais do agrado para entretenimento, este que agora li tem uma componente de valores que se vai compreendendo com o passar do meio da leitura. Mas são ambos livros literariamente conservadores.

Pedrita disse...

vou procurar. falei de literatura no meu blog e comentei o seu. comentei na sua postagem do livro fanny owen também.

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Gostei da proposta do livro.

Pedrita disse...

voltei a falar de livro no meu blog. vc está lendo agatha christie. é sempre uma dificuldade saber se já li. no brasil os títulos são diferentes. e mesmo aqui os títulos são mudados qd mudam as editoras.