Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2021

"Memorial do Convento" de José Saramago

Terminei a releitura de "Memorial do Convento" de José Saramago, o único premiado com o Nobel da literatura de expressão portuguesa e para muitos o romance emblemático da sua obra de ficção. Pouco releio livros, se gosto muito da escrita opto por rever excertos, pois a surpresa no desenrolar da trama conta também muito para o meu prazer de leitor, mas este lera-o há cerca de 33 anos atrás, aliás, foi a minha estreia neste autor que depois tornei-me seguidor pontual por mais de uma década. Decorrido este tempo todo, tirando o tema e personagens principais, já pouco me lembrava do seu conteúdo e foi quase uma primeira leitura ao nível de pormenores e das cenas que se vão desenrolando na história. O exemplar que possuo, quer a capa, quer a editora, já nem correspondem às da imagem, pois os direitos editoriais foram transferidos para outra casa distinta da que o escritor foi fiel em vida. Na verdade possuo centenas de livros que não folheio há muito tempo e penso ter chegado ao momento de os redescobrir e optei começar por este.

A história tem como centro a razão de se edificar e os trabalhos de construção do Convento de Mafra, todavia em Saramago nada é uma simples narrativa. O escritor, além de romancear um conjunto de personagens que existiram à época: como o rei D. João V e família, o inventor Bartolomeu de Gusmão, o compositor Scarlatti e diversos membros do clero e nobreza; foca a trama em Baltasar Sete-Sóis, maneta, e Blimunda Sete-Luas, vidente do interior das pessoas, que se encontram num ato da inquisição, juntam os seus trapos e se tornam num casal sem as regras legais e morais da época. Estes vivem as dificuldades do povo sem instrução e servem de defesa das relações naturais sem obediência a regras exteriores aos elementos apaixonados ou acostumados entre si e ainda de denúncia das injustiças face à opulência da realeza e clero a coberto da religião e a escassez e riscos dos pobres e pessoas livres pensadoras sob a ameaça da inquisição. Na primeira parte teremos Bartolomeu Gusmão a ser auxiliado pelo par na sua invenção aeronáutica quando a tecnologia era vista como uma arte demoníaca e onde o sonho e a vontade do Homem estão acima das limitações físicas da Natureza e da castração religiosa.

Na segunda da obra o mesmo par integra-se no grupo de trabalhadores explorados na construção do monumento edificado à custa da extração da riqueza das colónias do império para glória de Deus no agradecimento pelo Seu papel de satisfação dos anseios e caprichos dos ricos em detrimentos dos pobres por Ele amados.

A escrita da obra é tipicamente ao estilo único criado por Saramago, mas agora com o tempo verifico que ainda tinha sido levado à exaustão alcançada em obras posteriores. O sarcasmo pícaro sobre a justiça, a ética e a moral sexual atravessam todo o texto, numa crítica mordaz, por vezes a rondar a brejeirice e irónica, e frequentemente alavancada em ditos populares. A denúncia dos defeitos e vícios do clero e realeza, a coberto de uma teologia interesseira destas partes, não é minimamente travada neste romance.

É sem dúvida um grande romance, um clássico da literatura mundial, nem sempre fácil de ler devido à forma narrativa e a uma forma única de realismo mágico exclusiva de Saramago, mas cheio de informações históricas e vale bem a pena o esforço, na releitura não sofri o choque da primeira vez em que me estreei no autor, mas mesmo assim continuo a gostar muito deste romance e foi o que mais me marcou à partida, mesmo que hoje prefira outros do escritor.

4 comentários:

Pedrita disse...

é o meu preferido do saramago. é lindo demais. tb pouco faço de releitura. acho sempre q estou perdendo tempo com tanto livro a ler. mas esse vale cada revisita. fez bem. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Valeu de facto a pena a releitura, mas penso que vou repetir mais vezes com obras que já li há várias décadas em detrimento de estar sempre a comprar novos livros, até porque começo a ficar com problemas de espaço cá em casa.

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Tenho um exemplar desse bem na minha frente, em uma das prateleiras da minha estante de livros, enquanto escrevo esse comentário. Será meu primeiro contato com o autor. Quando é que é difícil dizê-lo kkk Volto aqui para comentar o que achei.

Carlos Faria disse...

Kelly
Uma obra onde está presente o essencial que caracteriza o autor: a escrita única, o seu realismo mágico, a crítica social de um comunista assumido e o seu anticatolicismo devido a uma mistura de ideologia e ateísmo militante, mas as suas personagens neste romance talvez sejam as mais profundas e belas de toda a sua obra.
Conheci pessoalmente Saramago, era meu vizinho quando estudei em Lisboa, cruzávamos no café, na mercearia e cumprimentávamos como é característico nos bairros antigos de Lisboa onde a população tem muito de vida rural e provinciana.