Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2021

"Gritos dos Passado" de Camilla Läckberg

Acabei de ler um livro policial nórdico da sueca Camilla Läckberg, uma autora de suspense suave que contrasta com outros escritores violentos da Escandinávia: "Gritos do Passado", onde se mistura investigação de crimes a partir de uma esquadra e o ambiente familiar dos protagonista. Este é o segundo romance da autora que leio e a história decorre, como parece ser o seu cenário habitual, na sua pequena cidade natal, turística e costeira Fjällbacka e com a investigação pelo casal formado pelo polícia Patrick e sua esposa Erica.

No presente caso, uma criança encontra um corpo de uma jovem numa cavidade que se vem a descobrir estar junto dos esqueletos de duas desaparecidas há mais de duas décadas atrás, entretanto, uma outra jovem desaparece na cidade e tudo aponta para ser um crime perpetrado por membros de uma família local que mistura elementos de fanatismo religioso e outros de delinquência, mas onde o suspeito do passado entretanto morreu e os parentes atuais vivem numa rivalidade de acusações e defesa que tudo baralha, paralelamente as novas tecnologia de ADN também vêm lançar novas confusões. Entretanto Erica está grávida e o calor de verão e hóspedes oportunistas vêm perturbar os raciocínios do casal numa toada onde alguns mais velhos não são bons cooperantes na investigação.

Bem escrito, num tom um pouco intimista que mistura trabalho e sentimentos familiares e com colegas laborais, o livro começa num ritmo lento para depois a tensão aumentar com o decorrer da história e acelerar. Gostei, embora sem o brilhantismo dos grandes génios do policial é uma leitura relaxante, em ambiente quase provinciano e sem levantar perturbações no leitor.

3 comentários:

Pedrita disse...

ando com vontade de ler livros policiais, mas acabo indo pra outras obras. eu tb li um livro essa semana e comentei no meu blog. nunca li nada dessa autora, fiquei curiosa. beijos, pedrita
http://mataharie007.blogspot.com/2021/05/a-bastarda.html

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Carlos tenho que dizer que o seu blog é uma das influências que está me fazendo ler mais livros policiais. Ainda que ainda não li muito autores que você leu. Essas resenhas acabam me incentivando a ler os que já tenho do gênero.

Carlos Faria disse...

Kelly
Eu quando de criança a adolescente comecei a ler livros de aventuras, sobretudo Enid Blyton e depois Emilio Salgary, na juventude a leitura passou a ser essencialmente de policiais, eram baratos e havia um grupo entre nós no liceu com quem trocávamos os nossos livros, só a seguir entrei na literatura reconhecida pelo mundo culto e levei anos nesta realidade. Acontece que a octogenária minha mãe gosta de policiais e comprei muitos para ela, neste momento em que ela ficou retida em cadeira de rodas e eu tenho de me dedicar a cuidar dela quase sempre nos meus tempos livros, preciso de obras relaxantes, se não entro em depressão, por isso vai surgir aqui uma série de policiais que lhe havia comprado e quase todos pouco violentos e de "bons costumes" que é o gosto dela.