Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ESCULTURAS MARINHAS 2

Na sequência do post anterior, Mar de Bem teve a amabilidade de me enviar esta escultura natural: o Ilhéu da Baleia na ilha Graciosa.

Ilhéu da Baleia, Graciosa, foto de Mar de Bem, a quem agradeço a amabilidade

Este relevo residual de um antigo vulcão é sem dúvida outra obra de arte natural, cujo nome mostra efectivamente o que este ilhéu faz lembrar, o dorso de uma baleia, por acaso muito semelhante à ilustração de um dos livros da minha infância, falta só o jacto de água, quiçá não surge durante alguma maresia mais atrevida...

Geologicamente, também este ilhéu apresenta uma escoada lávica na base com sinais de disjunção prismática, num estado bem menos avançado que o existente em Santa Maria ne fotografada para o blog Geodiversidade, no topo e com uma cor mais avermelhanda, vêem-se bagacinas ou piroclastos típicos de uma fase estromboliana do vulcão.
Assim, este ilhéu, apesar de presentemente estar cercado de mar, é o que resta de uma erupção vulcânica subaérea e é um prazer para os olhos e para geólogos

8 comentários:

Miguel Bettencourt disse...

É sempre interessante sabermos a "ficha técnica" dos monumentos naturais que estas ilhas nos oferecem, pedindo apenas em troca que os preservemos.
Quando passar pelo Ilhéu da Baleia, daqui a alguns dias, observarei-o com mais cuidado do que nas ocasiões anteriores.

Carlos Faria disse...

ao miguel
ainda bem que a blogosfera nos dá esta oportunidade de trocar-mos conhecimentos, opiniões e de despertar consciências.

Valter Medeiros disse...

Por acaso ja visitei e recomendo!
Esta "escultura" é daquelas que, por mais fotografias que possamos ver dela, impressiona bastante quando vemos ao vivo. Até ter visitado este ilhéu não tinha a mínima ideia das proporções deste, e acreditem: é enorme!
E a sua forma particular, nem se fala.
Simplesmente espéctacular, visitem, vale a pena!

Pedrita disse...

lindíssimo! beijos, pedrita

João Cunha disse...

Como o cachorro no pico, o ilhéu da baleia é mais um exemplo de uma "mãe natureza" que não pára de nos surpreender. :)

Mar de Bem disse...

Este ilhéu é magnificente, sem dúvida, mas o barulho das batidas do mar, do marulhar das ondas em surdina lá em baixo, dá-lhe uma atmosfera tão estranha que o torna ainda mais irreal. Parece que ali é outro mundo!

Carlos Faria disse...

a todos
efectivamente este ilhéu deve ser magnificente, pois vou-vos confessar que já há 30 anos que não vou à Graciosa (pisar o aeroporto em escala não conta)mas lembro-me que entãoeste ilhéu me impressionou e não mais o esqueci.

Anónimo disse...

Associado ao ilhéu da Baleia está uma lenda também muito interessante. É sem dúvida um dos ex-libris da Graciosa. O ilhéu, não a lenda. Fábio Mendes