Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DISCUTIR CINEMA - blog do Cineclube da Horta

O Cineclube da Horta continua a sua actividade de mostrar o cinema de qualidade, a divulgar o que se produz na Europa e em muitos outros países além dos Estados Unidos, sem exclusão da produção norte americana, reactivou agora o seu blog sobre cinema.
O blog do cineclube da Horta, é assim uma sala de discussão para aqueles que observaram nalgum local o filme exibido pelo Cineclube da Horta e gostam de tornar pública a sua opinião. É também uma oportunidade para aqueles que discretamente gostam de ouvir as impressões de outros espectadores sobre uma dada obra que lhes foi dada a observar e é ainda um forma de fazer chegar ao Cineclube as suas impressões, gostos e preferências, um modo desta instituição conhecer melhor o público alvo da sua actividade.
Este espaço não deixa de ser mais uma fonte de informação, feita por cidadãos comuns que gostam de cinema, independentemente de residirem no Faial ou não, inclusivé para quem ainda tenha a possibilidade de observar noutro local o filme discutido.
Cartaz de A turma, imagem extraída do blog do cineclube da Horta

Esta semana já se sabe o filme exibido e em apreciação é a Turma (entre les murs) de Laurent Cantet...

4 comentários:

spring disse...

Caro Geocrusoe
A actividade dos cine-clubes que nesses anos 60/70 foi verdadeiramente heróica, tem vindo a regressar nos últimos anos, fruto do afunilamento da distribuição/exibição do cinema em Portugal. E nunca é demais salientar o trabalho dos cine-clubes na divulgação do cinema, porque infelizmente a maioria dos orgão de comunicação, estão muito mais preocupados com as notícias cor de rosa ou catastróficas, do que na divulgação da cultura. E todos sabemos como a visão da Sétima Arte alarga os horizontes de quem a vê, porque o bom cinema é uma verddeira síntese de todas as artes.
PS- Vou colocar link para o Cine-Clube da Horta.
Abraço cinéfilo
Rui Luís Lima

Pedrita disse...

valeu! vou lá. beijos, pedrita

Maria Silva disse...

O filme foi muito interessante.
A problemática das sociedades multiraciais, o conservadorismo, ou a não adaptação, das estruturas educativas dos países ditos desenvolvidas, às novas realidades geracionais.
Gostei

Carlos Faria disse...

ao rui luis lima
efectivamente os cineclubes fazem um trabalho de divulgação cultural de interesse público.
obrigado por colocar o link do blog e assim o fazer chegar a mais gente.

à pedrita
e faz bem em ir, talvez tenha ideias para trocar ou descobertas a fazer naquele espaço.

à nanda
também gostei muito, além de ser um bom retrato de muitos problemas sociais na periferia urbana e em comunidades de emigrantes e seus filhos, olhando bem o filme, este tem vários sinais de esperança para quem ler com maior atenção os pormenores. Todavia para algumas pessoas não é um filme muito fácil de se ver.