Páginas

domingo, 18 de junho de 2023

"Estorvo" de Chico Buarque

 

Li o romance de estreia "Estorvo" do cantor e escritor brasileiro Chico Buarque e galarduado com o prémio Camões. Tinha esta obra integrada numa coleção que comprei e associada a uma assinatura de um jornal.

Na transição entre o sonho e a realidade de um acordar com o toque da campainha, o protagonista vigia quem pretende ir ao seu apartamento, num vislumbre reconhece mas não lhe abre a porta. Regressa então à cama e entramos numa espécie de delírio entre memórias e uma peregrinação de uns dias onde todos os momentos narrados sucessivos corresponde a uma mistura da realidade presente e recordações de factos, desde ao visita à ex-mulher, ao roubo da irmã numa casa de sonho, passando por mala de estupefacientes e visitas a uma casa de infância ocupada por gente muito estranha.

Num texto poético que parece um delírio, é de facto uma obra estranha, mas que depois de começar a ler, li compulsivamente embora mais me parecer o evoluir de um sonho cheio de factos do que uma narrativa linear. Gostei embora por vezes me sentisse perdido num surrealismo cujo o texto me deu prazer de ler.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu não gostei. prefiro as músicas dele. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Gostei da escrita e das vagas sucessivas de acontecimentos... na narrativa perdi-me várias vezes

Pedrita disse...

me lembrou claramente o estrangeiro. só mudou a cidade. falei de livro no meu blog.

Pedrita disse...

boa tarde carlos, falei de livro no meu blog. espero q vcs estejam bem e lidando com a batalha que se encontram.