Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2021

"O Natal de Poirot" de Agatha Christie

 

Acabei de ler outro livro de investigação criminal da autoria da genial escritora policial Agatha Christie: "O Natal de Poirot".

O idoso Lee, um milionário sádico e de passado mulherengo e conflituoso, decide reunir pelo Natal toda a sua família para se deliciar com as rivalidades entre os seus filhos, humilhá-los e informar da intenção em alterar o testamento e assim observar o desespero e irritação criado neles.

Depois de todos juntos e a seguir ao jantar, quando Lee está só nas suas instalações, eis que é assassinado no seu escritório fechado por dentro com sinais de luta violenta ouvida por todos. Quem o terá matado e como saiu o criminoso daquele quarto? Poirot está hospedado em férias na casa do chefe da polícia local e é convidado a acompanhar as investigações, onde verifica que quase todos têm um motivo, descobre-se então um roubo em paralelo e um conjunto estranho de ocorrências que o nosso protagonista conseguirá justificar no fim.

Com várias referências a obras clássicas da literatura e música, está-se perante um crime em espaço fechado e isolado onde parece que todos têm um alibi e sem acesso ao local do assassinato, mas onde a imaginação para explicação do caso e as pistas que vão sendo lançadas tornam este romance um exemplo de grande criatividade e de solução surpreendente. Um magnífico enredo cheio de imaginação. Gostei muito e recomendo a quem é fã do género policial e como obra de entretenimento e suspense.

5 comentários:

Pedrita disse...

que delícia!!! como já disse eu tenho problema de saber se li. li quase todos do poirot, quem sabe todos, mas os nomes até aqui no brasil mudam. lembro de uma vez ter comprado um que ainda não tinha lido. eu anoto e o nome não estava lá. e no decorrer da trama vi que era um que já tinha lido com outro nome. amei a capa do seu. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Em Portugal também acontece o mesmo fenómeno com obras de Agatha Christie, basta mudar a editora. Este é um dos melhores Poirot que li.

Joaquim Ramos disse...

Boa tarde Carlos, não conhecia este livro mas já o encomendei, depois de ler a sua crítica positiva.
Em tempos sugeri-lhe aquele que considero ser o melhor livro de Agatha Christie, "As Dez Figuras Negras" e já me disse que gostou assim como sua mãe. Agora vou-lhe falar no que julgo ser o segundo melhor livro da escritora britânica e que muitos consideram ser um precursor do policial psicológico. Trata-se de "Noite Sem Fim" sem Poirot, nem Miss Marple, um policial verdadeiramente diferente. Se ainda não leu e tiver dificuldade em arranjar, pois é capaz de estar esgotado, posso lhe enviar o meu, apesar de velhinho.

Carlos Faria disse...

Boa noite
Efetivamente desconheço "Noite Sem Fim" fica anotado, entretanto como ainda tenho um número relativamente elevado de obras da autora por ler, dará tempo para para investigar se o mesmo está disponível ou entretanto ser reeditado. Obrigado pela recomendação

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Toda vez que visito o seu blog, saio daqui morrendo de vontade de ler Agatha Christie ou outro autor de suspense policial kkk