Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2021

"O Livro dos Baltimore" de Joël Dicker

 

Acabei de ler mais um livro do escritor suíço Joël Dicker que tem publicado recentemente obras de grande sucesso, sobretudo do género suspense e policial. "O livro dos Baltimore" não se enquadra bem em nenhum dos géneros citados, embora tenha o mesmo protagonista do livro de suspense e investigação policial "A verdade sobre o caso Harry Quebert".

Marcus Goldman, o escritor que no anterior romance procurou descobrir o que estava por detrás do desaparecimento de Nolla Kellergan que destruíra a vida do seu professor de literatura, agora vira-se para uma narrativa de memórias autobiográfica de criança até ao presente em que goza de grande fama. A obra envolve a comparação e a sua admiração progressiva pelos seus parentes Goldman ricos e com sucesso público de Baltimore face à mediania da sua família Goldman em Montclair, as amizades entre primos e amigos comuns onde também a rivalidade do amor dá entrada na adolescência. 

A narrativa, à semelhança da outra, desenrola-se cruzando episódios ocorridos em vários períodos da história das personagens e distanciados entre si de anos e décadas, sem respeitar uma perfeita ordem cronológica que se intercalam com situações no presente, o que permite reconstituir a linha evolutiva dos acontecimentos. Desde o início temos a perceção que algo de catastrófico decorreu nesta viagem temporal que só no fim o protagonista perceberá tudo o que aconteceu e os seus erros de perceção. Entretanto, assistimos ao estilo de vida de uma família da classe média e outra da classe alta no leste dos Estados Unidos e com alguns olhares para a realidade desta sociedade. Afinal, quantos segredos estavam escondidos por trás das atitudes públicas das relações entre ambos os ramos e dentro de cada agregado que desembocaram numa drama trágico que nunca se imaginaria possível.

Joël Dicker escreve muito bem sem procurar ser revolucionário e sabe manter ocultos aspetos que prendem o leitor à narrativa, pois lança pistas de interesse para só descobrir tudo posteriormente. Cria assim uma obra que tem um excelente carácter lúdico, fácil, mas com um nível literário acima da mediania de muitos romances de sucesso rápido. Gostei da história que prende num género de livro entretenimento que agrada a quem também valoriza a qualidade da escrita.

3 comentários:

Pedrita disse...

é um autor que quero muito ler. uma hora compro uma obra dele. beijos, pedrita

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Estou precisando ler livros de entretenimento assim... faz tempo que não pego um livro só por diversão.

Carlos Faria disse...

Pedrita e Kelly

Gostei deste, mas pessoalmente é mais cativante e desafiador o outro livro que citei nesta mensagem, embora o dos Baltimores seja mais profundo na análise social de uma família, é mais sério.