Páginas

sábado, 1 de agosto de 2020

" Morte no Nilo" de Ágatha Christie



Acabei de ler o policial "Morte no Nilo" da escritora britânica rainha neste género literário: Agatha Christie; um dos romances considerados no grupo dos seus mais geniais.
Uma jovem rica e bela, e alvo de colunas sociais, na sequência de um pedido de ajuda de uma amiga para dar emprego ao seu noivo conquista-o e casa com ele, indo a seguir passar a lua-de-mel numa subida ao rio Nilo, só que a outra ofendida decide perseguir com a sua presença todos os locais por onde o casal passa.
Em paralelo, o casamento rápido levou a advogados da milionária e a gestores do seu património e menos honestos a agir e a participarem na mesma viagem para um golpe, onde embarcam outras pessoas da elite social relacionadas ou não com os recém-casados e entre eles o genial Poirot, até que se dá a morte da jovem e muitos até têm motivos para o assassínio, mas talvez o crime não tenha sido perfeito, o que conduz a uma série de incidentes e o célebre detetive terá de pôr os seus neurónios em ação para deslindar o caso e claro que consegue com um final surpreendente.
Escrita fácil, mas escorreita e sem grandes rasgos artísticos, mas permitindo uma leitura muito agradável com uma metade a apontar para um potencial crime futuro e uma segunda parte com o suspense e surpresas até à resolução final. Gostei muito do intrincado esquema montado para o crime até à sua descoberta.

4 comentários:

Pedrita disse...

amo amo amo. cheiro de adolescência hahahahaha, que capa linda. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

É sem dúvida uma obra em grande no seu género. Também gostei desta capa

Maria disse...

Este foi um dos primeiros que li dela, e penso que li todos.
Gosto muito da adaptação cinematográfica desta obra, nunca me canso de ver o filme com belíssimas paisagens, um excelente naipe de actores e, para mim, o melhor de todos os Hercule Poirot.

Boas férias, Carlos, se for o caso.
🏖️

Carlos Faria disse...

O filme não vi, o único que me lembro de ter visto foi a adaptação de O crime no expresso oriente, que me marcou muito e por isso ainda não li o livro.
Tenho muitas obras de Agatha Christie que compro para minha mãe mas muitas delas ainda estão por ler, espero aos poucos lê-las