Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

"Crime no Vicariato" de Agatha Christie

 

Acabei de ler mais um policial de Agatha Christie, "Crime no Vicariato", a obra onde a autora integrou pela primeira vez a sua personagem de Miss Marple. Um dos romances considerados entre os mais geniais da escritora.

Na aldeia de St. Mary Mead o vigário vai-se se reunir com o coronel Protheroe para uma fiscalização às contas da paróquia depois de uma fiel ter reclamado que dera uma maior nota na coleta que o valor declarado. Toda a gente sabe do encontro e muitos odeiam o militar que persegue caçadores e cidadãos pacatos em nome duma justiça sem tolerância. Antes da hora da reunião o vigário é chamado a casa de uma doente, um falso alarme, no regresso encontra um pintor que fora expulso da mansão de Protheroe e amigo da esposa deste e da filha em delírio por ter encontrado o inspetor assassinado no escritório de vicariato. Entre o sacerdote, a sua esposa e passando até pela família da vítima há muitos suspeitos locais para o crime que a polícia investiga, mas a vizinha da casa ao lado é uma velhota observadora de tudo o que se passa à volta e apesar de um pouco inconveniente é capaz de interpretar o comportamento de todos e, com tal atributo indiscreto, de desvendar quem matou de facto o coronel.

A obra, de escrita escorreita simples, tem como primeiro narrador o vigário que conhece toda aldeia, inclusive os que ali estão de forma um pouco estranha, aos poucos chegam-lhe aos ouvidos todos os mexericos do lugar e, inclusive, os comentários daquela vizinha humilde mas inconveniente e vê a arrogância do polícia. Assim, surpreendidos com a lógica avançada da idosa e o trabalho árduo da autoridade vamos percebendo as muitas hipóteses, exclusões e motivos que até podem ter raízes antigas, até que quando tudo parece esclarecido Miss Marple ainda tem mais uma palavra dar na solução final. Para lazer é um excelente romance no género, onde transpira o ambiente rural inglês e o estilo de vida da comunidade anglicana. Gostei e valeu a pena ler.

5 comentários:

ematejoca disse...

Um dos melhores romances da rainha do crime!!

Pedrita disse...

fui procurar o nome no brasil, como sempre nós nos superamos: Assassinato na casa do pastor. eu li faz muito tempo. amo essa autora. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Ematejoca
Eu tenho selecionado da prateleira dos policiais cá de casa que ofereço a minha mãe os que têm sido considerados os melhores de Agatha e de facto todos têm sido excecionais.

Pedrita
Não haja dúvida que é preciso imaginação, O nome em Portugal é quase tradução literal do original.

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Da autora só li "Não sobrou nenhum" chamado no Brasil também de "Dez Negrinhos". Tenho vontade de ler mais.

Carlos Faria disse...

Esse está cá em em casa com o título de as 10 sombras mais negras, mas ainda não li.
Este com Miss Marple ou Morte no Nilo com Poirot são ambos muitos bons.