Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

SISMO NO FAIAL

O sismo ocorrido hoje às 00h53m, de muito pequena Magnitude (MD 2.3), foi sentido com uma intensidade III da Escala Mercalli Modificada nas freguesias de Ribeirinha, Pedro Miguel, Praia do Almoxarife e Flamengos.
Apesar de só ter havido agora um evento sentido, já foram registados outros microssismos de menor Magnitude na mesma área epicentral indicada na figura num passado mais ou menos recente.
Os vários sismos próximos desta zona não originaram eventos graves. Assim deve-se seguir com calma as regras normais de segurança para estas situações, acompanhar eventuais Comunicados dos Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, tendo em conta a monitorização que o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos faz continuamente nestes casos.
Em caso de necessidade, Geocrusoe fará novas actualizações consideradas convenientes ou que receba para divulgação.

5 comentários:

Marta disse...

http://sigsraf.azores.gov.pt/SigSraf_Grupo_Central/

http://ideia.azores.gov.pt/sigenda/default.aspx

alternativas ao GoogleEarth

Unknown disse...

isso esta a ficar muito perto da porta assim nao estou a gostar

Carlos Faria disse...

@Marta
Obrigado marta pelos links, qualquer um dos endereços tem imagens menos nítidas que a Google, mas tem a vantagem de retirar as núvens. O do sigsraf apesar de estar com o mesmo suporte fotográfico que o ideia tem, está menos actualizado no ortofotomapa.
Qualquer forma a foto do post foi retirada da página do CVARG e não uma montagem minha.

@jcarlos
Eu, por ter sentido o mesmo, já disse isso a técnicos de CVARG... prometeram-me falar com as falhas para estas terem isso em consideração ;)

Fernando Martins disse...

Caro amigo:

O Blog Geopedrados roubou-lhe o post, indicando origem e autor - e cá no continente também houve hoje um susto (a malta do arrependei-vos que vem vem aí o fim-do-mundo anda toda contente...).

Carlos Faria disse...

Boa noite Fernando
Não faz mal o roubo.
Soube do sismo no Alentejo, quando chegar o fim do mundo hei-de dar por isso no Jornal Nacional ;)