Páginas

domingo, 2 de março de 2008

BLOG GEOCRUSOE - 1.º ANIVERSÁRIO

A 2 de Março de 2007, enquanto tentava colocar uma mensagem num blog, acidentalmente seleccionei o ícone de criação de um novo blog, considerei a situação um desafio, aceitei e prossegui no preenchimento dos quadros. Assim nasceu o Geocrusoe na blogosfera.
Se o nome não surgiu naquele momento - radicava-se na falta de outro geólogo na ilha para falar sobre Ciências da Terra - o blog em si não foi planeado, por isso não teve um programa pré-definido e começou com um desabafo!
Com o tempo, Geocrusoe cresceu, procurou o seu caminho e instalou-se na blogosfera com identidade própria.
Hoje, Geocrusoe é um espaço onde se divulga a Geologia dos Açores, com especial atenção no Faial por questões de proximidade, e se fala dos gostos pessoais do seu autor: Música, Cinema, Teatro, Cultura Açoriana, Património, Canadá e Viagens, ainda não me aventurei pela literatura (por estar em descoberta do que se faz na Pátria da Folha do Ácer), nem de pintura, pelo menor conhecimento da área e as explorações neste domínio serem associadas à minhas viagens.
Também não me esqueço que vivo numa comunidade rural, Ribeirinha, que apesar de pequena, é dinâmica e composta de companheiros nas dificuldades e nas alegrias e onde estou integrado na sua vivência desde que cá cheguei.
Cedo descobri que para uma grande adesão de visitantes ou de comentadores deveria seguir temas polémicos como política e bairrismos, entre outros, mas optei pela sobriedade das minhas paixões e reflexões. Mesmo assim, é com orgulho que vejo as visitas ao Geocrusoe em crescimento contínuo e o blog a ser conhecido por entidades culturais e locais, que hoje aproveitam este espaço para divulgação de eventos que cá acontecem, o que faço com muito prazer.
A todos os que contribuiram com comentários ou pessoalmente para melhorar este blog, bem como forneceram elementos e dicas, fica aqui o meu muito obrigado. Não me esqueço dos amigos e amizades que desenvolvi na blogosfera, cujas suas páginas constam da minha lista de links já muito extensa para aqui os identificar.
Aos professores e formadores que perguntam se podem tirar excertos do Geocrusoe para suas actividades, informo que este é um simples espaço público, onde se faz divulgação científica e se lhes pode ser útil, bom proveito!

17 comentários:

RJ disse...

Eu acho que um blog deve, acima de tudo, ser sobre o que gostamos. E este é um bom exemplo.

O GEOCRUSOE acresce à temática científica (principal) uma vertente de divulgação cultural que muito já me deu a aprender sobre o Faial e tradições açoreanas (não esquecendo que ainda vou desenferrujando sobre alguns conceitos geológicos já algo esquecidos).

Parabéns pelo primeiro aniversário!

serebelo disse...

Os meus parabéns! Abraço continental.

Lc disse...

Bem, eu venho dar os parabéns por duas razões.
1ª Pela qualidade do que aqui se publica e pela comemoração do 1ºaniversário.

2ª Pela capacidade intelectual, de resistir às tentações para aumentar as visitas e ou comentários.

Sinceros PARABÉNS.

Anónimo disse...

politica e bairrismos apenas atrairao visitantes ate ao limite das fronteiras da ilha ou regiao, em qualquer caso limitadas ... DE qualquer modo acho que num blog universalista tudo cabera ... Parabens e boas postas para o futuro !

Unknown disse...

Um grande abraco de Parabens. Gosto muito de vir ca ler o teu espaco e aprender sempre mais um bocadinho.

Fernando Vasconcelos disse...

Parabéns! Aproveitei ter uns momentos antes da 9:00 para ler alguns posts. Vou-lhe confessar que sou um apaixonado dos Açores onde apenas estive duas vezes. As suas fotos voltaram-me a aguçar a saudade ... Á falta de uma visita física (geológica diria) manterei uma visita virtual ao seu excelente blog.

Fernando Vasconcelos disse...

Já agora fiquei com curiosidade. A segunda foto é de onde ?

spring disse...

Olá Geocrusoe!
Os nossos sinceros parabéns, por este aniversário do blogue. A sua importância vai aumentando a cada dia que passa. È um prazer passar por aqui.
Um Abraço cinéfilo aqui do continente.
Paula e Rui Lima

Anónimo disse...

Parabéns pelo 1º Aniversário! Sou frequentadora assídua deste espaço, cuja diversidade, dentro dos temas que o "balizam", muito aprecio. E já agora, aceitando o desafio que o seu criador lança no último post... esta data talvez fosse um bom ponto de partida para uma mudança de visual do Blog. Que tal, Geocrusoe?
Renata

Unknown disse...

Muitos Parabens!!! Pelo primeiro aniversário, que seja o primeiro de muitos sem nunca esquecer a "terrinha", hehehe,
Uma felicitaçao sincera de alguem que esta começando nisto de blogs.

Abraço, Jcarlos.

Carlos Faria disse...

A todos os que até este momento aqui vieram dar o seu apoio, mais uma vez muito obrigado.
repondendo às várias questões colocadas cá vai:

ao fernando vasconcelos
a segunda foto do post e coincidente com a primeira colocada neste blog é relativa ao desabafo, corresponde ao parlamento federal do Canadá, o meu país natal.
Continuo silenciosamente a explorar o seu guia da música clássica o barroco está quase concluído.

à renata
já pensei nisso e precisamente aproveitar a data para esse efeito, o problema é que a apresentação foi feita em modelos básicos disponíveis no blogger e as várias alterações provocaram desformatações indesejadas, pelo que, provavelmente, só em férias terei tempo disponível para uma reformulação mais profunda.

ao jcarlos
bem-vindo à blogosfera, já passei no teu espaço e espero que o projecto avance com passos seguros, pois isto implica algum trabalho e perseverança.

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns e que o Geocrusoe nos continue a oferecer os seus posts sempre pertinentes.

Maria Silva disse...

Muitos parabéns por esta caminhada.
Abraço

Anónimo disse...

Muitos parabens pelo 1.º aniversário,é com muito orgulho que visito este blog,não só por ser da RIBEIRINHA,mas tambem pelo seu conteudo,tem um conteudo muito enriquecedor.

Um abraço
Nelson Nousa

Carlos Faria disse...

ao nelson sousa
Como referi este blog esta associado à Ribeirinha, por isso tal como já acontece com outras instituições, sempre que houver enventos enraizados na tradição e cultura desta comunidade que importa cultivar, tens aqui mais uma porta para a sua divulgação dentro e fora da freguesia.

Anónimo disse...

Parabéns pelo 1º aniversério, pelos bons temas aqui desenvolvidos sobretudo aqueles que dizem respeito a nossa Ribeirinha.

Anónimo disse...

A Fifi também não quer deixar de agradecer a divulgação de tantos temas,por vezes esquecidos na lufa lufa do dia a dia,mas, que são reais, e não devemos esquecer,que tenhas sempre disposição e tempo para os dar a conhecer.continua.