Páginas

domingo, 27 de maio de 2007

FESTAS DO ESPÍRITO SANTO V - Coroação e Cortejo

Hoje, Domingo de Pentecostes, fecho o ciclo das Festas do Espírito Santo, na Ribeirinha do Faial em especial e nos Açores em geral, com a apresentação de dois dos momentos religiosos associados a estes festejos, sobretudo de iniciativa popular.

A Coroação, realizada no final da missa da Festa, onde o Mordomo, ou um mais dos seus familiares são coroados pelo Sacerdote, com a Coroa do Espírito Santo, uma forma de invocar a Protecção e a Benção divina sobre quem recebe a coroa e seus parentes.

O outro acto religioso típico são os Cortejos ou Procissões que se realizam entre a casa do mordomo que organiza a festa e a igreja para a celebração da missa da festa e depois entre a igreja e o império.


Embora com variantes no tempo e no lugar, o mordomo é escolhido através de um sistema rotativo ou, nalguns casos, por sorteio entre os irmãos da irmandade de um dado império, mais raramente também existem promessas resultantes de uma pessoa em particular que prometeu organizar um festejo em louvor do Espírito Santo num momento de dificuldade, podendo ser irmão ou não.

1 comentário:

md disse...

ainda ontem procurava explicar em que consistem as festas do espírito santo. e hoje apareceram as fotos :-) obrigado.