Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PRESÉPIOS 2011 - 2: Salão e Pedro Miguel

As freguesias contíguas à Ribeirinha também costumam apresentar presépios mais ou menos tradicionais, este ano não foi excepção e cá está o fruto da visita para quem não conseguiu deslocar-se ao local, o que é uma apreciação sempre mais completa.

No Salão Henrique Escobar estrutura o seu presépio em anfiteatro virado para um espaço disponível ao visitante, se à primeira vista parece meramente tradicional, um olhar atento descobre que as representações de afloramentos rochosos foram substituídas por troncos e cascas de árvores, pelo que a lava quase não existe no presépio, o qual, apesar do seu aspecto recorre a um material bem menos comum neste tipo de representações.

Além da recordação da tradição, só para reparar o cuidado tido com as texturas das cascas de árvore para expressar diferentes tipos de rochas vale a pena visitar este presépio.

Na freguesia de Pedro Miguel, Carlos Bettencourt expõe um presépio tradicional, onde abundam pormenores sobre as actividades rurais mais comuns no passado.

Recorreu aos materiais tradicionais, nomeadamente numerosas figuras de porcelana com trajes típicos do país, sementes e verduras.

Em próximo post um presépio que mistura o tradicional e inovação situado noutra freguesia da zona leste do Faial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel