Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

LISBOA depois de BARCELONA

Quando regresso de uma cidade estrangeira, gosto depois de passear por Lisboa e comparar as duas realidades.
Primeiro, tenho achado sempre Lisboa bonita, pode não ser monumental, mas a arquitectura da baixa e dos seus bairros típicos tem uma ternura e uma beleza popular que me deixa sempre apaixonado por esta cidade.
Comparando Lisboa com Barcelona vejo três grandes diferenças: A animação que se vive nas ruas - as artérias da nossa capital quase não têm vida, faltam-lhe artistas (músicos, pintores, actores, etc.) vêem-se poucos habitantes a passear e a se divertirem em esplanadas e cervejarias;
A outra é ao nível de planeamento, Barcelona tem praticamente o mesmo plano de ordenamento desde meados do século XIX, mesmo as zonas novas e atracções turísticas surgem de tal forma integradas na sua malha urbana que tudo parece coerente;
Barcelona valoriza toda as suas capacidades, Lisboa é uma cidade de potencialidades não aproveitadas e a frente ribeirinha e os seus bairros típicos ainda têm muito mais para dar.

7 comentários:

Anónimo disse...

São realidades distintas, dificeis de comparar.
Barcelona é a destacadamente a segunda cidade da peninsula, a seguir a Madrid.
Barcelona é uma das cidades do mundo com mais animação de rua, sobrepassando Paris e todas as grandes cidades norte americanas com excepção de Nova York.
Apesar do ordenamento renascentistas, que estruturou a cidade nos famosos quarteirões em octágono e nas avenidas rectilineas, a Barcelona medieval é a mais bonita.

Carlos Faria disse...

O que mostra que a animação nem sempre é proporcional à dimensão,como ficou claro com Paris.
Entre a Barcelona medieval e a Lisboa antiga, confesso que acho esta última mais bela e diversificada e por isso penso que a nossa capital pode ainda dar muito mais, sobretudo na animação.

Pedrita disse...

meu pai adorou lisboa e trouxe lindas fotos. tenho muita vontade de conhecer. beijos, pedrita

Pedrita disse...

o meu pai gostou muito de lisboa e trouxe lindas fotos. tenho muita vontade de conhecer. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Lisboa de facto é uma cidade muito bonita e com bairros antigos muito castiços, pode não ter a animação de rua de Barcelona, mas vale bem a pena conhecer Lisboa.

Anónimo disse...

Entre o Bairro Alto ou a Alfama e a Ribeira no Porto, prefiro a Ribeira.
O granito do norte dá um bom ar às cidades.

Carlos Faria disse...

A comparação Lisboa Porto não está em questão, pois o Porto não esteve entre os locais visitados por mim nestas férias.
Gosto da Ribeira do Porto, mas isso não é pelo granito, é sim pela sua arquitectura, tal como gosto de Lisboa e não é pelo calcário, embora este seja mais luminoso.