Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2009

FLORA AÇORIANA - Picconia azorica

Sou geólogo, é verdade e a geologia é a minha paixão. Mas ao iniciar a minha actividade no ambiente tive então um mestre na flora natural dos Açores que me ensinou tudo o que quis saber, por isso este espaço abrirá esporadicamente as suas páginas à Flora dos Açores e de uma forma simplificada darei a conhecer a biodiversidade florística do arquipélago.

Por hoje fica um exemplar, provavelmente ainda jovem, de Picconia azorica, uma espécie arbórea endémica (exclusiva) deste Arquipélago, uma oleácea típica da floresta natural costeira das ilhas. Sendo o litoral a zona mais densamente povoada, esta árvore já não é muito abundante, motivo talvez porque não existe na Graciosa, todavia também não é das espécies mais raras dos Açores.

Curiosamente estas fotos foram tiradas num local relativamente afastado do litoral, na zona elevada do vale da Ribeira do Guilherme, não sei se tal é uma raridade e se lhe confere alguma adaptação especial.
Se é açoriano, por acaso conhece o nome popular desta árvore na sua ilha? O mais vulgar encontra-se aqui, conjuntamente com algumas fotos.

Uma das razões porque os cientistas e este blog optam pelos nomes em latim na identificação das espécies resulta do facto de assim não se preterir nenhuma língua viva e não se escolher um nome comum dado por uma região (ou ilha) em detrimento do dado noutra terra.
Já agora excelentes fotos da flora natural das ilhas e de Picconia azorica também podem ser vistas aqui.

5 comentários:

Nuno Barata disse...

http://www.flickr.com/photos/29644921@N08/

este é o link para uma página de fotografia de flora endemica que tenho alimentado conforme posso.

Pedrita disse...

ah, chegou na minha praia, amo essa área. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

ao nuno
acabei de visitar o local e as fotos, como sempre fazes, são de excelente qualidade, no futuro adicionarei o link em que as mesmas façam parte do teu album.

pedrita
ainda bem.

Os Incansáveis disse...

Eu adoro árvores. Como leiga, também pesquiso bastante e converso com meus colegas biólogos e engenheiros florestais sobre o assunto.
Denise

Carlos Faria disse...

Pois ao longo dos próximos tempos irão surgir plantas, mas nem todas árvores, embora importantes para a biodiversidade dos Açores.