Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2019

"Contos Escolhidos" de Maupassant

Há uns anos atrás pediram-me para cooperar num quiosque de venda de livros antigos numa feira para recolha de fundos de uma instituição de proteção de animais. Enquanto exercia a função de voluntário vendedor fui explorando o espólio e entre as obras descobri este "Contos Escolhidos" do francês do século XIX Guy Maupassant, editado em 1966, com folhas já muito amarelas e várias delas ainda por abrir, desconhecendo o autor decidi comprar para um dia o descobrir, e apesar do tempo decorrido posso agora dizer que valeu a pena, tal como os outros usados que então adquiri.
Um conjunto de 26 contos ao estilo realista, na sua maioria pequenos, passados frequentemente no meio rural da Normandia, onde se narra uma ocorrência com gente comum ou onde alguém conta uma memória de algo que com ela se passou ou assistiu e muitas vezes com um final inesperado ou com uma crítica de costumes ou a vícios pessoais.
Escrita fácil acessível e deliciosa de se ler. Gostei muito e um bom indício para mais leituras de contos de Maupasant.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu gosto muito desse autor. em sebos no brasil é mais fácil achar livros antigos, comprei alguns desse autor, mas não esse. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Sendo uma coletânea é provável que existem muitos livros com seleções distintas dos mais de 300 contos que Maupassant escreveu.
Pois em Lisboa há muitos alfarrabistas (sebos) mas na minha ilha o último fechou há muitos anos, embora por vezes haja feiras de ruas e jardins de livros usados.

Bárbara Ferreira disse...

Bonita edição. Li um único conto deste autor: Boule de Suif.