Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Horta... observada de novos ângulos 4

Provavelmente, a maioria das pessoas ao olhar para esta foto é atraída pela imponente fachada da igreja do Carmo, todavia o que me justificou inicialmente o enquadramento foram os dois exemplares de araucárias.
A Horta, durante muitos anos, era famosa pelo grande número de araucárias de grande porte dispersas pela cidade, várias integram a lista do património classificado dos Açores, mas diversas árvores deste género foram destruídas por temporais, cortadas por razões de segurança ou urbanísticas.
Praticamente todas as araucárias do Faial são da mesma espécie: Araucaria heterophylla, em forma de cone como a mais à esquerda na imagem, que é endémica da ilha de Norfolk, situada a Este da Austrália, onde esta árvore faz mesmo parte dos seus símbolos heráldicos.
Todavia, há um exemplar diferente de todos os restantes plantados no Faial e está quase no centro da imagem: Araucaria columnaris (o nome diz tudo), endémico da Nova Caledónia. Pela sua exclusividade mereceu um post neste blogue.

Alerto para não se trazerem plantas do exterior para os Açores antes de se confirmar se saudáveis ou que não colocam em risco a flora natural do Arquipélago. Felizmente, apesar da beleza das auracárias, estas espécies não são invasoras e por isso não oferecem risco ao ambiente natural das nossas ilhas.

5 comentários:

Pedrita disse...

bela imagem e realmente eu não olharia as araucárias. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

é o normal para a maioria das pessoas, inclusive as de cá da ilha.

amg disse...

... e porque é que deixaram de as plantar? Segurança (contra temporais)?

saudações "mouristicas"
amg

Carlos Faria disse...

Esporadicamente ainda as plantam, todavia, como já deve ter reparado e fruto do clima, os Açorianos têm um medo elevado das árvores caírem com os temporais. Ora a altura das auracárias amplia esse medo e poucos sabem que é uma das árvores mais resistentes ao vento, devido ao modo de enraizamento e estrutura celullar.

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e