impressões de um geólogo amante de livros e música erudita que vive numa ilha vulcânica bela e cosmopolita
domingo, 31 de agosto de 2008
NOITE DE MÚSICA ERUDITA NO VARADOURO
ORQUESTA SINFÓNICA JUVENIL - fim do estágio
Já agora, votos de Boa Viagem e voltem sempre.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
ENERGIA GEOTÉRMICA I - A origem
Por coincidência, tanto no petróleo, gás natural e carvão, como na alternativa da geotermia, o conhecimento geológico está na base da descoberta e exploração destes recursos que suportam a moderna economia.
Os recursos geotérmicos tem como princípio a exploração do calor existente no interior da Terra, tendo em conta que as rochas tendem a aquecer com o aumento da sua profundidade.
Este crescimento térmico é consequência das partes internas do planeta arrefecerem mais lentamente que as zonas à superfície, retendo parte do calor associado à formação da Terra, e também devido à presença de elementos químicos radioactivos que libertam energia que aquece as zonas mais profundas.
A variação de temperatura com a profundidade chama-se Gradiente Geotérmico. Nos locais onde este é maior - anomalia geotérmica positiva -, as zonas mais quentes encontram-se a menor profundidade, pelo que, através de perfurações torna-se possível alcançar rochas a temperaturas muito elevadas.
Nos Açores, devido à existência do limites de placas tectónicas, com ascensão de material profundo e gerador de vulcanismo, ocorre a subida de magmas quentes para zonas mais superficiais, o que origina anomalias geotérmicas positivas em várias áreas, estas, quando reunidas com outras particularidades geológicas originam os jazigos geotérmicos que podem ser explorados para a obtenção de energia.
O modo como se formam este jazigos fica para o próximo post desta série dedicada à Geotermia.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
CAPELINHOS: as escoadas lávicas de Agosto
Neste período, além de repuxos de lava e de várias explosões, que conduziram à construção na zona central do cone de cinzas vulcâncias de um outro cone de escórias vulcânicas (bagacina e bombas vulcânicas), ocorreram também várias escoadas de lava, sendo de salientar as ocorridas a partir do dia 23 de Agosto.sexta-feira, 22 de agosto de 2008
FIM DE SEMANA EM SÃO JORGE
Este fim-de-semana vou em viagem a São Jorge, ver familiares e matar saudades desta paisagem da freguesia das Manadas.



Enfim... aproveitar o Verão açoriano e a beleza destas ilhas!
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL: no Faial e Pico
Saliento aqui a magnífica acústica desta igreja, onde eu nunca assistira a um concerto deste género, que projecta a música no seu todo e com uma tal nitidez permite uma distinção clara dos timbres dos vários instrumentos em execução.
Antes de cada obra o Maestro Christopher Bochmann efectuou uma nota explicativa sobre a música a executar, de modo a salientar os aspectos mais importantes aos ouvintes presentes.Agenda
Dia 20 de Agosto - Praia do Almoxarife - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann
Dia 21 de Agosto - Igreja das Angústias - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann
Dia 23 de Agosto - Igreja de Castelo Branco - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann
Dia 24 de Agosto - Igreja do Capelo - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann
Dia 26 de Agosto - Lages do Pico - ILHA DO PICO
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann
Dia 29 de Agosto - Cedros - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO VULCÃO DOS CAPELINHOS 2
domingo, 17 de agosto de 2008
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO VULCÃO DOS CAPELINHOS 1
E, por debaixo daquele chão... esconde-se o grande e moderno Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, onde neste momento está a decorrer a cerimónia de inauguração.
Um edifício arquitectonicamente arrojado no seu interior, mas dissimulado externamente para se fundir com a topografia e as cinzas do vulcão, que aproveita ainda as estruturas soterradas do farol e respectivos anexos.quarta-feira, 13 de agosto de 2008
BELEZAS AÇORIANAS III - PONTA DAS CONTENDAS
A mais recente ocorreu com a minha última deslocação à ilha Terceira, calmamente, em viagem pelo litoral sul da ilha, passo pela Ponta das Contendas e eis que de repente me deparo com esta estranha formação geológica. Por motivos de agenda não me foi possível explorar a área, pelo que a sua génese não me é completamente clara. Poderá resultar de erosão marinha diferencial sobre uma escoada lávica que avançou sobre o mar numa zona que foi coberta por níveis piroclásticos ou restos de um cone formado por uma erupção submarina costeira do tipo surtsiano. Ver explicação deste tipo de actividade eruptiva aqui ou aqui.
Ser geólogo não implica ter sempre a resposta na ponta da língua e sem estudo prévio da zona. Todo o saber implica trabalho de preparação, mas mesmo na incerteza, estou correcto ao afirmar que a formação geológica exposta nas fotos, além de curiosa, é bonita e disso não tenho dúvidas. Uma prova das inúmeras pequenas belezas que a geodiversidade oferece à paisagem em todas as ilhas dos Açores.segunda-feira, 11 de agosto de 2008
SEMANA DO MAR 2008: O CORTEJO ETNOGRÁFICO
Assim, exibiram-se retratos das actividades, profissões e tradições da ilha, bem como se distribuiram ensinamentos, nomeadamente: identificação de famílias nobres associadas ao povoamento desta terra e descrições de vários momentos marcantes do passado das várias comunidades locais, pelo que, deste modo, se ganhou muito mais em prol da preservação da história do Faial.
domingo, 10 de agosto de 2008
ESTOU ALI NA FESTA, VOLTO MAIS TARDE
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
SEMANA DO MAR 2008: FOLCLORE
Confesso que fiquei surpreendido pelo grande número de novas modas e cantares resultantes da pesquisa deste grupo pelo cancioneiro popular da ilha e na memória dos mais idosos, trazendo à vida coreografias, poemas e músicas quase totalmente esquecidas e em vias de desaparecer.terça-feira, 5 de agosto de 2008
SEMANA DO MAR 2008: Música Popular Portuguesa
Com pouco mais de uma dezena de anos, este grupo resistiu ao sismo e à pequenez da sua terra de origem. Tem um CD gravado, possui um reportório que tem sabido diversificar e ampliar ao longo dos anos, interpreta não só músicas tradicionais dos Açores e do país em geral, como ainda divulga as obras dos actuais compositores regionais de música popular portuguesa, com temáticas frequentes sobre o mar, as baleias e a poesia inerente a esta ilhas.
O MARGENS, integrado na Casa do Povo da Ribeirinha, tem mostrado ao longo dos anos um trabalho profícuo na sua área e esforçado por assegurar uma qualidade de interpretação cheia de alegria que, por norma, contagia o público presente. Já percorreu várias ilhas dos Açores e representou culturalmente os Açores em celebrações do Dia da Comunidades Portuguesas no Canada (Vancouver), com um desvio então aos Estados Unidos (Califórnia).
Freguesia da Ribeirinha no Faial, terra de origem do Grupo Margens, ao fundo o Pico e São Jorge (as outras duas ilhas do Triângulo).segunda-feira, 4 de agosto de 2008
SEMANA DO MAR 2008: FESTIVAL NÁUTICO
Amanhã espero entrar nas actividades terrestres, com uma amostra de uma representação da Ribeirinha.

