Páginas

domingo, 8 de março de 2020

"Os da minha rua" de Ondjaki

Acabei de ler o pequeno livro "Os da minha rua" constituído por 22 contos, por norma curtos, do escritor angolano Ondjaki. 
São histórias que decorrem na cidade de Luanda em torno do narrador, deduz-se que o próprio escritor, quando este era adolescente e estudante no ensino básico e talvez secundário, envolvendo o próprio, membros da sua família, vizinhos, colegas de escola e amigos dele, num tempo em que Angola ainda estava sob o regime comunista, mas aberta às novelas brasileiras e com um relacionamento próximo com Portugal.
As histórias por norma estão cheias de ternura e humor, desenvolvem-se numa linguagem simples, com muitos termos locais populares e atravessadas pela sensação de saudade do que foi o tempo feliz da infância e da adolescência.
Os contos ora estão cheios da inocência daquela idade, ora temperados com a curiosidade da descoberta da sexualidade no convívio dos rapazes e raparigas e, frequentemente, revelam as aventuras na época relacionadas com particularidades, vícios e defeitos de cada uma da pessoas da sua rua e do narrador. Uma forma de mostrar como sobreviviam no dia-a-dia e se relacionavam entre si naquele tempo e as aventuras de crescimento que misturam a ingenuidade e a esperteza típicas do crescimento em família na transição de criança para jovem e a experiência de vida dos mais velhos.
Um pequeno livro, lindo, amoroso de escrita fácil, onde se mostra o falar de Luanda e que dá um enorme gosto ler.

3 comentários:

Pedrita disse...

ah, fiquei curiosa, já tinha ouvido falar nesse escritor, mas nunca li nada dele. anotado. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Já li vários livros de Ondjaki, este é contos, mas li sobretudo romances, todos eles retratam Luanda, por norma a vida das classes mais humildes, suas dificuldades e estratégias manhosas de superar os problemas, mas sempre com uma dose de humor elevada que se sobrepõe a muitos dos problemas denunciados que os seus personagens atravessam, poucos escritores conseguem brincar com as dificuldades como Ondjaki.

Bárbara Ferreira disse...

Este foi o meu primeiro encontro com o autor, do qual também gostei bastante. Li também um dos seus mais recentes livros de poesia.