Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2019

Contos de Clarice Lispector


Este livro contém 61 contos daquela que é uma das principais artífices da escrita em língua portuguesa de todos os escritores de expressão lusa no século XX: a brasileira Clarice Lispector, nascida na Ucrânia. Este conjunto tem contos de extensão variada e só não reúne os que foram publicados pela primeira vez sob o título de obra "Laços de Família", pelo que poderíamos dizer que é uma coletânea de quase todos os contos desta autora.
Os contos não são uniformes em termos de extensão: vão de apenas uma única página até próximo da trintena; as temáticas são diversas, desde questões sociais, infância, problemas da degeneração pela velhice e indo até aos desejos corporais mais básicos; e o estilo de escrita é diversificado, até porque entre os mais antigos e os mais recentes há um espaço temporal de mais de três décadas, contudo todos estão excelentemente escritos, uns numa linguagem linear simples, como "Viagem a Petrópolis", outros com monólogos interiores e fluxo da consciência com técnicas modernistas que requerem um certo esforço para a compreensão da narrativa "Seco estudo de cavalos". Também não posso dizer que gostei de todos igualmente, uns deram-me grande prazer de ler, outros não tanto e alguns até foi com sacrifício que concluí a sua leitura.
Nesta coletânea, os contos estão arrumados e sequenciados de acordo com os livros em que foram inicialmente publicados, ao todo cinco, sendo evidente que a harmonia dentro destes conjuntos é maior que o todo, mas o que mais destaco é a mestria do domínio da escrita e da língua, alguns textos serão morais, outros amorais e até alguns por vezes a roçar o imoral ou a expor os íntimos desejos de uma mulher como os que foram publicados em "A via crucis do corpo", talvez os mais fáceis mas que gostei menos.
Antes apenas lera o romance/novela "A paixão segundo G. H." que adorara, alguns contos retomam o estilo e as obsessões: baratas, cabelos ruivos, náuseas animais e deambulações em torno de pormenores. Esta leitura serviu sobretudo para admirar a genialidade da escrita.

7 comentários:

ematejoca disse...

Sou uma grande admiradora desta autora brasileira, no entanto, este livro de contos ainda não li.

Carlos Faria disse...

Se já leu alguns contos dela sem ser do livro laços de família, já deve ter lido os que estão nesta coletânea que só não contém os que fazem parte de laços de família.

Pedrita disse...

clarice é maravilhosa mesmo. não tenho essa edição. li alguns contos. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Esta é uma edição Portuguesa, provavelmente não está à venda no Brasil.

Bárbara Ferreira disse...

De Clarice, li A Paixão Segundo GH, Laços de Família e A Hora da Estrela. Fiquei de olho neste volume nas promoções da Bertrand, mas resisti. Recomendo muito A Hora da Estrela - li no ano passado, o meu favorito da autora até agora.

Carlos Faria disse...

Pois adorei o da paixão, se essa hora também é brilhante, espero ainda vir a ler.

Bárbara Ferreira disse...

Recomendo mesmo, Carlos! Espero que venha a ler e a gostar.