Páginas

domingo, 7 de outubro de 2007

FALHAS GEOLÓGICAS

Falha geológica é uma estrutura que os Açorianos em geral os Faialenses em especial estão habituados a ouvir falar e que associam a sismos. Sobretudo desde Julho de 1998, quando do reordenamento associado ao processo de reconstrução na procura de lugares mais estáveis para autorizar as novas habitações.
Na foto abaixo, tirada no Pico, é possível distinguir no seio das camadas de bagacina cor de tijolo uma falha geológica...
Para quem a foto nada lhe mostra, abaixo a falha está traçada a vermelho e, para a evidenciar, foi sinalizado uma mesma camada de bagacina à esquerda da falha e à direita, mas há outros estrados onde o mesmo tipo de deslocação é também visível nos dois lados. Coloquei ainda setas indicadoras do movimento relativo entre os dois lados da falha.
Julgo agora que a falha se torna evidente a todos, geólogos ou não...
Todavia dada a diversidade de tipos de falhas, a quantidade existente nos Açores e o grau de evidência com que as mesma marcam a paisagem do Faial, estas estruturas geológicas permitem uma nova série de posts onde se irá explicar o que são falhas, qual o seu significado, tipologias e ainda mostrar um conjunto de imagens sobre estas estruturas tão abundantes no Faial como se pode ver no post "O Faial cortado à faca".

3 comentários:

Neves de ontem disse...

Muito interessante, vi uma coisa semelhante numa aldeia chamada Barrancos perto da fronteira espanhola, ao pé da estrada, mas não sabia se era falha ou não. Tirei uma fotografias. Cumprimentos.

Carlos Faria disse...

À Neves de Ontem
Existem falhas interessantes por essa zona, mas há que ter atenção às superfícies de erosão fossilizadas (na própria foto na parte direita também existe uma), mas de se houver correspondência entre as rochas de um e do outro lado e com o mesmo tipo de deslocamento, então deve ser uma falha.

Lc disse...

È verdade, é bem visível a deslocação das diferentes camadas.
Parabéns, excelente foto.