Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

"Less" de Andrew Sean Greer

 

Li "Less", a minha estreia absoluta no escritor norte americano Arthur Sean Greer. Um romance que venceu o prémio literário Pulitzer e Northern California Book Award, que a juntar ao facto de parecer um livro cómico, me conduziu à minha escolha de leitura na visita à biblioteca pública João José da Graça, na Horta.

Arthur Less é um escritor inseguro da sua qualidade literária, um pouco desenquadrado da realidade e homossexual. Ao aproximar-se da data do seu aniversário dos 50 anos, teme a velhice e recebe um convite para o casamento do seu anterior parceiro. Para fugir às bodas, decide então participar num conjunto de eventos e torno do mundo: México, Itália, Alemanha, França, Marrocos, Índia e Japão. Neste périplo tropeçará na sua insegurança e medos, estes criarão situações complicadas, por vezes hilariantes e fá-lo-ão recordar a relação que teve com um poeta, bem mais velho e famoso, que se separou da mulher para viver com ele, mas que a ela voltou e são os três amigos, as memórias do seu último namorado, bem mais novo que ele, que está em vias de casar. Na viagem quase se apaixonará de novo, cometerá várias gagues de traduções, será homenageado e terá estranhas experiências em culturas diferentes. Ocorrências por vezes cheias de humor, outras sentimentais e até tristes... ao voltar de novo a casa, estranhamente, o seu o amor espera por ele.

Fácil de ler, com várias referências artistas de renome é uma obra sobre os medos do envelhecimento e o receio que este seja uma fase sem amor, de solidão e exclusão. Não sei se a orientação sexual do protagonista pesou mais nos prémios se o conteúdo da história. Uma obra simpática e sem preconceitos.

Sem comentários: