Citação
"O sucesso pode ser tão ou mais perturbador do que o medo. A liberdade criada pelo sucesso pode assustar quem viveu sempre sem liberdade."
Acabei de ler o recente e primeiro romance de ficção do cronista português Henrique Raposo: "As três mortes de Lucas Andrade". A obra é a biografia, narrada por um observador omnisciente, de uma mente suicida, nascida numa aldeia miserável e conservadora da serra da Estrela no final da ditadura, num mundo que era hostil ao seu apego aos livros e desenhos e como filho de uma mulher insubmissa aos ditames da escravidão e sujeição feminina ao conservadorismo e assédio dos fortes da terra, fase em que é a criança João Miguel. Esta transforma-se nos anos 80 no adolescente Ruço por a família se mudar para a cintura pobre e desestruturada de Lisboa, onde tem de ultrapassar o provincianismo e adaptar-se a sobreviver à violência, toxicodependência, prostituição, HIV, miséria numa zona esquecida do poder político com sede ali ao lado na grande cidade. Depois o seu engenho vence e torna-se no jovem escritor famoso Lucas Andrade, conhecido no mundo culto, elitista e rico, odiado pela classe social dos locais que foram o seu berço e formação da sua personalidade cujo conflito final e a reflexão sobre o mal enraizado nas pessoas levam ao desenlace anunciado logo no primeiro parágrafo do romance, um dos inícios mais bem conseguidos da literatura portuguesa.
O autor não precisou de escritas criativas para disfarçar o vazio de histórias banais, pois esta é densa e profunda como poucas. Não tornou a sua obra num manifesto político na denúncia da vida difícil do mundo rural e dos subúrbios da capital, nem culpou terceiros dos extremismos do mal que alguns pobres adotam. Na minha opinião, o escritor conseguiu uma das melhores obras da literatura portuguesa do primeiro quartel deste século. Suspeito que muitos livros premiados nestes tempos passarão à história, enquanto este se sujeita a brilhar no futuro, depois de pousar o pó lançado por muitos que dominam o meio cultural atual.
O romance - frequentemente com referências a personagens bíblicas, míticas ou de clássicos do passado - pode incomodar um Portugal estabelecido conservador ou os progressistas urbanos que desconhecem a realidade da pobreza. O texto conta aspetos chocantes da nossa sociedade, desde vilanias transversais a todas as classes sociais, até preconceitos de classe que aprisionam muitos à miséria e levam à não realização profissional, gerando vítimas tristes e silenciosas todos os dias. Contudo, apesar da dureza, não é uma leitura deprimente, pois há sempre no caminho alguém que é diferente, disposto a dar uma mão, a lutar pelo bem do próximo, a ser luz na escuridão e, além do beco em que se sabe o protagonista irá cair no fim e das traições que sofre, o livro mostra que é possível ultrapassar e optar pelo melhor em detrimento de se deixar ficar refém do mal. A questão do mal é debatida em termos filosóficos de uma forma a deixar claro que todos tem oportunidade de escolher o melhor em detrimento do mal. Este não é absoluto: o livre-arbítrio está dentro de cada um, a narrativa mostra que é possível sobreviver, agir, subir a um mundo melhor e lutar por mais justiça, o livro tem vários que conseguiram, outros afundaram-se no pântano mais ignóbil que é possível a um ser humano.
Não sei quanto do protagonista é um alter ego do escritor, que veio da província precisamente para a mesma zona da cintura de Lisboa, onde João Miguel virou a Ruço e evoluiu para Lucas Andrade e se tornou num escritor vencedor e incómodo, mas, seguramente, que muitos pormenores saíram da experiência vivida por ele e por isso a discussão no texto de que os livros não eram contos, mas crónicas talvez seja uma chamada de atenção de que o romance retrata factos conhecidos. Não é uma escrita poética, é uma linguagem realista, sem pudor pelo uso do calão dos grupos retratados na narrativa, muitas vezes crua e dura.
Valeu a pena ler as mais de 600 páginas e recomendar "As três mortes de Lucas Andrade", este foi o romance de Portugal que mais gostei de ler nos últimos anos e uma pedrada no charco no panorama literário nacional.
2 comentários:
fiquei curiosa. beijos, pedrita
Será um livro duro, mas humano, talvez seja um pouco assim a vida de muitos que saíram do meio rural e foram para a baixada fluminense ou para os arredores da cidade de São Paulo, mas também desconheço retratos desses espaços na literatura brasileira.
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