Páginas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

"Águas Passadas" de João Tordo

 

Citações

"A única coisa necessária para que o mal prospere é que os homens bons não façam nada."

"As pessoas que gostam de ler não são felizes nas suas vidas."

Um corpo de uma jovem arroja numa praia com sinais de violência post-mortem semelhantes ao de um crime cometido 30 anos antes, um segundo cadáver violentado como outro caso na mesma época passada, uma sub-comissária atada pelas dificuldades na esquadra e problemas da vida pessoal, um eremita que testemunhou os casos arquivados e o arrojamento que decide apoiar a mulher-polícia e um grupo de luso-ingleses influentes e poderosos que surgem por detrás de tudo isto. Ficam reunidas as condições para uma investigação inicialmente a ritmo lento e com grande tensão psicológica num período de permanentes chuvas sobre a região de Lisboa, um caso que evolui para um final violento e acelerado onde se desvenda o presente e aquilo que politicamente fora abafado no passado.

Este é o terceiro romance de João Tordo que leio e mostrou-se-me um escritor eclético que vai de dramas com análise social a obras policiais, mas onde sempre estão presentes tensões psicológicas nos protagonistas que se articulam com a trama. Em "Águas Passadas" tal como em "Ensina-me a voar sobre os telhados" o peso dos mortos sobre os vivos existe, bem como a ajuda coletiva para ultrapassar as questões individuais.

Este policial, lembra-me o estilo dos policiais de Leonardo Padura, a violência dos policiais nórdicos e ainda mostra o frequente descontentamento dos portugueses com as suas instituições e sociedade, numa simbiose e num tom característico do escritor.

Gostei, é de fácil leitura e com pontes para obras-primas da literatura mundial, como este romance de Tolstoi, 

2 comentários:

Pedrita disse...

por indicação sua eu só li um, bom inverno. a capa desse é linda. incrível a primeira frase que colocou. sim, o silêncio dos bons é muito perigoso. fiquei interessada. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

São todos obras bem diferentes, mas o que gosto mais é "Ensina-me a voar sobre os telhados.. e penso que será a ficção dele sem ser de suspense aquele que mais gosto e vou continuar a explorar pois ele apesar de novo já tem uma vasta obra.