Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

"O Primo Basílio" de Eça de Queirós

 

Acabei de ler "O Primo Basílio" do grande escritor português do século XIX Eça de Queirós, de quem tenho toda a obra, de cuja edição tirei a foto da capa. Ao nível de ficção penso que me falta apenas ler o romance "A tragédia da rua das Flores", além de diversos contos dele.

Jorge, engenheiro de minas, casou-se há poucos anos com Luísa, vivem felizes e calmamente numa casa num bairro de Lisboa onde recebem vários amigos dele, à exceção da principal amiga dela, uma mulher divertida que tem uma vida de infidelidades conhecida. Num sarau falam de política, de cultura e um dramaturgo discute o final da sua peça sobre um adultério feminino e o papel do marido ao descobrir a traição. Pelo jornal Luísa sabe que o seu primo Basílio, com quem namorara antes, visitava a cidade e enriquecera no Brasil e Jorge tem de ir para o Alentejo em trabalho. O reencontro dos primos desperta a antiga paixão, estão criadas as condições para uma relação alvo dos olhares mexeriqueiros da vizinhança, a descoberta da traição pela sua criada torna-a alvo de chantagem e as tensões e incidentes levam à interrupção da relação e a uma vida infernal. Luísa, é auxiliada pelos amigos para uma solução condigna na volta de Jorge.

Um texto realista, cheio de pormenores descritivos do vestuário, mobiliário, ruas da capital, das características das personagens, onde também se faz a denúncia sarcástica dos defeitos da sociedade lisboeta no final do século XIX. Uma época onde os constrangimentos da mulher num meio machista são postos em cima da mesa e o retrato da vida social da capital, cheia de valores morais públicos e vícios privados que convivem com a hipocrisia e o mexerico que tecem um drama que se vai tornando cada vez mais intenso.

Um romance típico do realismo queirosiano que coloca a nu os defeitos da sociedade portuguesa, mesmo na sempre provinciana capital. Pode ser interpretado como uma lição de moral ou uma denúncia da dureza do machismo face ao papel atribuído à mulher. Fácil de ler num tratamento genial da língua portuguesa.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu amo esse livro. no brasil temos uma série impecável tb. beijos, pedrita
https://mataharie007.blogspot.com/2013/01/primo-basilio.html

Bárbara Ferreira disse...

Quero muito ler este, tenho vindo a adiar largos anos. A minha edição é uma mais recente, pouco bonita, da Porto Editora.

Carlos Faria disse...

Pedrita
Curiosamente no meu facebook essa série foi também comentada precisamente na públicação deste livro, pelos vistos deixou boas memórias por cá, não me lembro de a ter visto, mas vejo pouca TV.

Bárbara
Deves ter lido a edição que está na hiperligação associada ao livro para a wook, pois a editora de onde comprei as obras completas já não existe e escolhi a edição recente a Porto Editora.

Bárbara Ferreira disse...

Carlos, é a mesma edição mas com uma capa anterior. Esta: https://loja.feq.pt/loja-online/o-primo-basilio/