Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FINALMENTE FÉRIAS!

Talvez porque era pequeno, em criança contentava-me com as reduzidas dimensões das ilhas à minha volta e a ansiedade das férias grandes limitava-se à oportunidade de ir passar uns dias junto ao mar em Santa Bárbara das Manadas em São Jorge.

Então deliciava-me com a doçaria caseira ofertadas pelas mulheres da freguesia, com o marulhar das ondas ao acordar, com a biblioteca diversificada de meu tio, com a pasmaceira das manhãs sem obrigações e com as brincadeiras à tarde junto das crianças vizinhas da mesma idade.

Aqui infantilmente brincava com o vai-vem das ondas que pareciam divertir-se com a miudagem que se banhava nas poças costeiras, aqui aprendi a nadar, aqui apanhei sustos e aqui fui imensamente feliz. Estas eram as férias de sonho da minha infância!

Hoje anseio por férias que me parecem sempre pequenas, as ilhas já não me bastam, procuro atracar portos distantes em diferentes cidades grandes com museus enormes, livrarias extensas, discotecas cheias de músicas de todas as épocas e terras, num frenesim ver o máximo num tempo mínimo e sempre acompanhado por um livro que nesta azáfama deve ser de fácil leitura, por vezes de qualidade duvidosa.
Mas continuam na memória as férias de então nas Manadas!...

9 comentários:

Pedrita disse...

ótimas férias pra vc. na infância eu viajava com minha família pra conhecer o brasil. conheci várias cidades, seus pontos históricos. hj está mais difícil conseguir férias, por sorte às vezes viajo a trabalho. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Pois eu comecei a viajar em férias para fora dos Açores apenas como adulto, pelo que conheci muito assim, incluindo o RJ

ematejoca disse...

Adorei este texto. É uma jóia cheia de beleza e de emoção.
Voltei também à minha meninice: já sonhava com a Alemanha com apenas cinco anos.

Qual é a cidade que vai visitar este ano, Geocrusoe?!

Carlos Faria disse...

Obrigado pelo elogio... se tudo correr como previsto, deverei visitar por uma semana a cidade de Roma.

Anónimo disse...

Já que relataste as tuas férias, nas Manadas, tambem, podias-nos contar, se foste, e, caso afirmativo,como sentiste o estar na Fajã das Almas?
Ao tempo, julgo que era só pelo mar.
Por terra era muito dificil.
É mais um desafio à tua sensibilidade.
Um agraço
SM+

Carlos Faria disse...

ao SM+
Na altura só se ida de barco à fajã das Almas e infelizmente nunca lá fui em criança, por isso nada a relatar.

Grifo disse...

Boas Ferias...

Depois quero ver Roma pelos teus olhos... xD

Os Incansáveis disse...

Na infância, acredito que as viagens traziam sempre a idéia de aventura e todos os lugares pareciam distantes e grandes. Já na idade adulta, a meu ver, viajar em férias deve ter o objetivo de descansar, de ver novos horizontes e de exercer o "turista consciente", isto é, não ser um turista alienado que passa correndo nos lugares turisticamente famosos, tira várias fotos e só.

Carlos Faria disse...

ao grifo
Hei-de tentar fazer isso à semelhança dos anos anteriores

aos incansáveis
é verdade que tento ver o máximo no tempo disponível, mas por norma não vou em excursões que nos impõem o ritmo, vou isolado e por norma esqueço-me nos museus, monumentos e concertos.