Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

SEMANA DO MAR 2008: O Festival Náutico do Faial

Existe pelo menos uma semana com nove dias, a Semana do Mar no Faial: o maior festival náutico nacional, a que se associam, em terra, numerosas actividades lúdicas, recreativas, culturais e gastronómicas.

No mar, sim, aquele espaço que abraça a Horta e a une ao mundo de uma forma tão única, desenvolvem-se as actividades que adicionam a esta festa uma componente que a torna diferente de todas as outras festas de Verão por este país fora: Provas de Canoagem, Vela, Windsurf, Pesca Desportiva, Mergulho, Natação, Pólo Aquático, Jet Ski, Remo, Apneia e Construções na Areia. Sem esquecer a possibilidade das pessoas, em geral, realizarem passeios em botes baleeiros.

A Semana do Mar é mar - muito mar - é festa, alegria, convívio, comidas variadas típicas, bebidas, música de vários géneros, desfiles de marchas, folclores e carros alegóricos, feiras de livros, artesanato, produtos náuticos ou de comércio, é bulício de jovens alegres acampados em descoberta da ilha, é turista visitante atónito com tanta diversidade ali à mão, é navegador proveniente dos mais variados cantos do planeta e línguas.

Semana do Mar é um período de folia caótica, onde sempre alguns preferiam o concerto do outro grupo musical não seleccionado pela organização, o horário diferente para o seu evento predilecto, a exibição do seu grupo de cultura popular no palco principal, que se desse mais atenção às provas na baía ou que se concentrassem sobretudo nos eventos em terra, que se acabassem as festas mais cedo ou que se prolongassem até mais tarde...

Enfim! A SEMANA DO MAR é isto tudo e muito mais....


O programa oficial pode ser consultado nesta página em Português, Inglês ou Francês


A SEMANA DO MAR 2008 COMEÇA HOJE

12 comentários:

spring disse...

O apelo do mar, sempre com o seu fascínio, convida-nos à navegaçâo. E ao ler a sua crónica veio à nossa memória o Spencer Tracy em "o Velho e o Mar".
Abraço cinéfilo
Rui Luis Lima

Os Incansáveis disse...

E é porque o mar faz parte da vida de tantas comunidades que o Greenpeace aqui no Brasil lançará essa próxima semana uma campanha para proteção dos oceanos. Em breve, colocarei notícias em meu blog. Bom festival!
Denise

Frederico Cardigos disse...

A Semana do Mar, com os seus contrastes, é um dos períodos de excelência da Ilha do Faial. Olhando para a sua evolução nos últimos anos, não podemos deixar de sentir que melhorou e muito. Frederico

Lc disse...

Este ano, como já estou de férias (finalmente), vou tentar ver a outra semana do mar, a que nunca vi, ou seja, as actividades maritimas.

Carlos Faria disse...

ao rui luis lima
Conheço a obra e percebo a ideia. Grande livros e grandes filmes do século XX.

aos incansáveis
Espero que sejam bem sucedidos para bem da humanidade. Fico a aguardar as notícias.

ao frederico cardigos
nunca será perfeita, gostaria que o povo valorizasse mais a sua componente marítima que está na génese da festa e da cidade.

ao lc
pois, nesse aspecto invejo-te... para mim férias é sempre no inverno e por isso não tenho a oportunidade de ver a componente mais castiça da semana do mar.

Anónimo disse...

Este ano não te faço companhia a ver as filarmónicas, mas olha fica com os anjos...

Carlos Faria disse...

obrigadinho, vou dar pela ausência

Pedrita disse...

eu gosto bastante do mar, mas moro bem distante dele. beijos, pedrita

Unknown disse...

Espero estar ai dentro de um mes... duas semanitas (se conseguir uma viagem "multi-ilhas", que esta dificil)
Algum evento recomendavel de 6 a 20 de Setembro?
Abraco

Carlos Faria disse...

à pedrita
pois sangue ilhéu tem de sentir com frequência um espelho de água: o mar ou um grande lago; embora este último lhe falte o perfume da água salgada e das suas algas.

ao músico guerreiro aka melões
Muito prazer em ouvir isso... nessa data, talvez apenas a festa das vindimas na ilha do Pico, não sei como te dás com os néctares de Baco, mais pormenores dir-te-ei via e-mail.

Maria Silva disse...

Guardo religiosamente uma tigela de barro, de louça da Lagoa, onde bebi o 1º caldo de peixe da primeira semana do mar, no Cais de Santa Cruz.

Carlos Faria disse...

Pois eu mal me lembro dessa primeira semana, mas recordo-me de ter participado e de ter gostado...