Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

SEMANA DO MAR 2008: O CORTEJO ETNOGRÁFICO

No último dia da Semana do Mar decorreu o designado Corso relativo aos 175.º Aniversário de elevação da Horta a cidade, mas quis a sabedoria popular, talvez inconscientemente, transformá-lo mais num cortejo etnográfico sobre as memórias desta terra, do que numa desfile de carros alegóricos decorados com escassos meios económicos.
Assim, exibiram-se retratos das actividades, profissões e tradições da ilha, bem como se distribuiram ensinamentos, nomeadamente: identificação de famílias nobres associadas ao povoamento desta terra e descrições de vários momentos marcantes do passado das várias comunidades locais, pelo que, deste modo, se ganhou muito mais em prol da preservação da história do Faial.



Alguns momentos do último dia da Semana do Mar

Seguiu-se um magnifico fim de tarde na baía da Horta que parecia pela sua beleza associar-se ao fim dos festejos brilhantemente arrematados com o bem interpretado concerto da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta e o habitual Fogo de Artifício.

5 comentários:

José Quintela Soares disse...

O cortejo foi excelente, e desta vez a RTP Açores esteve lá...

Unknown disse...

Ja tenho viagem comprada e hoteis marcados... E este ano que os Acores nao me escapam.
(e tu tem uma parte da responsabilidade)
Abraco

Carlos Faria disse...

ao josé quintela
efectivamente gostei mais este ano, devido ao facto dos participantes terem optado mais por mostrar tradições do que carros decorados com escassas verbas, paralelamente muitos distribuíam informações complementares sobre o tema, o que enriquecia o cortejo em termos de formação dos espectadores.

ao músico guerreiro
se o tempo ajudar, certamente que irás gostar, esse é sempre o maior dilema quando queremos mostrar estas belas ilhas, nem sempre o clima as deixa exibir, mas com o número de dias previsto e a época, acredito que haverá muitos dias de bom tempo, depois falamos por e-mail.

Pedrita disse...

eu tinha muita vontade de participar algum dia da semana do mar na sua terra. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

pedrita
pode ser que um dia aconteça, muitos sonhos concretizam-se com o tempo e eu confesso que muita coisa que eu desejava e que considerava improvável já me aconteceu.