Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO VULCÃO DOS CAPELINHOS 2

As áreas de exposições interpretativas procuram mostrar a história dos Capelinhos, a importância do seu farol no passado, os vários tipos de erupções, a origem do Universo e dos vulcões e a geo-história dos Açores.

Intencionalmente, neste blog, não serão mostradas as componentes multimédia que suportam as exposições, que compreendem: um filme tridimensional sobre a origem do universo e vulcões, um holograma sobre o vulcão dos Capelinhos, numerosos filmes em televisores e nas paredes, projecções esféricas sobre a meteorologia global, os planetas do sistema solar, a evolução da superfície terrestre, o universo, entre outros temas e cujas informações são actualizadas com grande frequência através do ciberespaço, bem como ainda computadores com ligações a páginas da internet para se saber mais sobre os temas expostos no Centro Interpretativo.

Painéis informativos na sala relativa à geologia das várias ilhas dos dos Açores.

Filmes multimédia e exemplos de rochas na sala da geologia das várias ilhas dos Açores.

Vulcões do mundo e os diferentes tipos de actividade eruptiva, com painéis e filmes didácticos.

Sala dedicada a mostrar a evolução da actividade do vulcão dos Capelinhos com apoio de várias novas tecnologias multimédia.

Sala dedicada à origem e evolução dos faróis e exposição dos faróis dos Açores.

Mapa em relevo da topografia do Faial na sala especialmente dedicada à geologia desta ilha.

Sala da Ilha do Faial: quadros explicativos da geologia da ilha.


A evolução da formação do edifício construído pelo Vulcão dos Capelinhos na sala da geologia da ilha do Faial.

Pelo rigor, qualidade de imagens, diversidade e tecnologias de ponta utilizadas, as exposições do Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos estão ao nível do que melhor visitei em vários museus de história natural e centro interpretativos em diferentes países e grandes cidades do mundo.
O Centro encontra-se aberto ao público de Terça-feira a Domingo e possui visitas guiadas em Português ou Inglês.

12 comentários:

Maria Silva disse...

Óptimo apoio à escola.

AÇORES disse...

Bom...certamente conhece o sitio oficial do vulcão dos capelinhos: http://www.vulcaodoscapelinhos.org/main.asp
Parabéns, o seu blog põe o site oficial num canto....lol...se calhar é melhor colocar o site redireccionado para o seu blog......
PARABENS

Frederico Cardigos disse...

Excelentes reportagens. Tem de lá voltar para completar, incluindo agora o holograma, maquetes explicativas e filme 3D. Está giríssimo!

Xinando disse...

Está a aguçar a minha curiosidade. As imagens mostram grande qualidade estética. Acredit que a informação científica esteja ao mesmo nível.

Os Incansáveis disse...

Que bom que é a internet! Assim, posso conhecer esse museu através dos olhos de sua câmara. Adorei. Quem sabe algum dia consigo visitar pessoalmente, não é mesmo?
Denise

Unknown disse...

Ja esta na minha lista de visitas. Afinal das duas semanas, uma inteirinha no Faial. Sera a base para visitar o triangulo.
Abraco

Pedrita disse...

nossa, que produção no evento. impecável. parabéns. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

nanda
concordo plenamente, um local para se fazerem visitas de estudo na área das ciências da natureza ou da terra.

açores
claro que conheço, o link está indicado na coluna da direita deste blog. quanto às opiniões efectuados sobre a página em questão não comento por motivos pessoais, mas agradeço os elogios ao meu blog.

frederico
tinha dito que iria colocar posts sobre o tema e claro temperei-os com a minha paixão pela geologia, que é pública e assumida, mas a qualidade do projecto e da exposição ajuda muito à cobertura fotográfica.

xinando
sim, compreendo que existem motivos para visitar e aguçar a vontade, a informação disponibilizada é muito vasta, nalguns aspectos melhores que outra, mas como divulgação científica global é de muito bom nível.

os incansáveis
sim, a blogosfera permite cobrir muitos acontecimentos que os mídias deixam ao lado. Mas confesso que se tiver possibilidade de visitar estas ilhas não a desperdice e aproveite para ir a este centro que vale a pena.

musico guerreiro
Sim, deve estar na tua agenda a ida ao centro e cá no faial poderei dar-te uma ajuda no planeamento da viagem e mostrar-te ou recomendar-te aquilo que de bom existe, mas que não vem nos roteiros destas 3 ilhas.

pedrita
concordo plenamente.

Maria disse...

Eu sei que "não tem nada a ver", mas como caí aqui, tenho de dizer: ADORO os Açores. É Assim uma coisa genética. A meninas pequeninas sonham visitar Paris eu sonhava visitar os Açores. Conheci S. Miguel à quase 20 anos e só este ano estive na Terceira e S. Jorge. Continuo a ADORAR os Açores ! "Prontes, tá dito" ;)

Carlos Faria disse...

Tem tudo a ver, o gostar dos açores é algo que se se apanha, nunca mais nos deixa... eu sou um desses apanhados por isto. venha cá ao blog sempre que quiser e às ilhas também.

Anónimo disse...

Pois eu cá também apanhei essa..como dizer? ..paixão pelos Açores. Quando por aqui estou, só sonho em estar nos Açores... e foi por esse motivo que descobri este maravilhoso blog! Continue!
Teresa b

Carlos Faria disse...

teresa b
ainda bem que se apaixonou por estas ilhas e venha aos açores e ao blog sempre que o desejar.