Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL: no Faial e Pico

A Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida pelo maestro e compositor luso-britânico Christopher Bochmann, encontra-se a efectuar um estágio de duas semanas nas ilhas do Faial e Pico. Durante este período a orquestra integra, no seu conjunto de músicos, jovens estudantes açorianos, que assim têm mais uma oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos.

Nestas semanas, a orquestra sinfónica efectuará diversos concertos em várias igrejas do Faial e pelo menos um na das Lajes do Pico. Fui assistir ao primeiro na igreja da Praia do Almoxarife, onde executaram um programa agradável, alegre e acessível ao público em geral; com músicas de Mozart, Haydn, Beethoven, Leal Moreira e Tressler.
Saliento aqui a magnífica acústica desta igreja, onde eu nunca assistira a um concerto deste género, que projecta a música no seu todo e com uma tal nitidez permite uma distinção clara dos timbres dos vários instrumentos em execução.

Antes de cada obra o Maestro Christopher Bochmann efectuou uma nota explicativa sobre a música a executar, de modo a salientar os aspectos mais importantes aos ouvintes presentes.

Assim, se se encontra no Faial ou no Pico, aproveite esta oportunidade para ouvir pelo menos um concerto, pelas 21 h (sujeito a confirmação individual) e apoiar não só os jovens músicos do continente, mas também dos Açores (pelo menos 8). Não sei se os programas variarão, mas o tipo de música e a estrutura deve-se manter, abaixo fica o calendário e foto retirados da página da Orquestra Sinfónica Juvenil.


Orquestra

Dia 20 de Agosto - Praia do Almoxarife - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann

Dia 21 de Agosto - Igreja das Angústias - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann

Dia 23 de Agosto - Igreja de Castelo Branco - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann

Dia 24 de Agosto - Igreja do Capelo - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann

Dia 26 de Agosto - Lages do Pico - ILHA DO PICO
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann

Dia 29 de Agosto - Cedros - ILHA DO FAIAL
Programa a anunciar
Direcção - Christopher Bochmann.

8 comentários:

spring disse...

Este género de descentralização cultural deve ser sempre incentivada e a sua divulgação nunca é demais, porque é assim que se desperta o interesse das camadas mais novas e se oferece às gerações mais velhas uma oportunidade de usufruirem da arte musical.
PS- Crescemos a ver os concertos do Leonard Bernstein na televisão, ainda a preto e branco e a ir ouvir ao S.Luis os concertos comentados do José Atalaya.
Abraço cinéfilo
Paula e Rui Lima

Carlos Faria disse...

Concordo plenamente e procuro sempre divulgar e incentivar as pessoas a apoiar este tipo de iniciativas para bem do futuro da nossa música.
Chequei a assistir aos concertos do maestro José Atalaya no S. Luís quando estudante na faculdade de ciências, lá vi pela primeira vez alguns então estudantes de música que eram esperanças de interpretação, como Pedro Burmester, entre outros.

Maria Silva disse...

Vou tentar assistir ao concerto nas Lajes do Pico.

Obrigada pela divulgação

Carlos Faria disse...

Espero que consiga, não só porque o programa é agradável, Chritopher Bochmann explica bem, mas sobretudo, porque os jovens necessitam de incentivo para continuar na música neste país.

Fernando Vasconcelos disse...

Já agora aproveitava para vos dizer que este estágio da OSJ é já uma tradição e se realiza nos Açores há pelo menos três anos.

Carlos Faria disse...

Obrigado pela informação a todos, eu pelo lado de cá sabia, mas de facto não o informara no blog e assim mensagem ficou mais clara.

Anónimo disse...

Sou da Ilha do Faial e Participei no Estágio na Ilha do Faial por 2 Semanas Gostei Bastante da Experiència e Gostava Imenso que Eles Viessem ao Faial No Ano Seguinte Outra Vez..Saudades...

Carlos Faria disse...

Ainda bem, já agora, sei que a Orquestra juvenil irá dar mais um concerto hoje no salão nobre, espero que participe ou que assista e fico muito agradado que tenha gostado.