Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

SEMANA DO MAR - Reordenamento do Porto da Horta

Há muito tempo que uma vasta franja de Faialenses aguarda por um reordenamento do Porto da Horta, que possibilite a ampliação de molhes e cais de acostagem, que permita a atracagem dos muitos navios de recreio que aqui passam, os cruzeiros que começam a nos visitar e ainda ofereça melhorias de acesso aos ferries de passageiros interilhas, sobretudo do Triângulo, e facilite as operacionalidade na baía das embarcações de maior calado... agora o primeiro esboço e maquete do projecto, a apresentar pela Secretaria Regional da Economia, encontra-se exposto no Pavilhão da Expomar, durante esta Semana do Mar na Marina da Horta. (clique para ampliar as fotos)
Uma oportunidade a não perder para se conhecer o que se propõe para aquele espaço fundamental à cidade da Horta
As obras no porto da Horta tem uma particularidade relativamente à da maioria de outros portos no arquipélago. Estas não são feitas para possibilitar o desenvolvimento turístico futuro da infraestruturas, mas sim para responder as exigência mínimas da procura que já existe naquele Porto na actualidade.
Semana do Mar: programa

10 comentários:

Anónimo disse...

Fico sempre contente quando o Faial avança, rumo à modernidade.
Fico ainda mais contente quando vejo que as obras do porto da Horta são justificadas pelo aumento de tráfego de passageiros interilhas, sobretudo do Triângulo.
Resta saber porque é necessário os picoenses e jorgenses deslocarem-se tão frequentemente ao Faial: alguns virão do desvio dos passageiros da TAP com destino ao Pico, outros em busca do único hospital nestas redondezas...
Saúda-se, no entanto, o bom desempenho dos deputados do Faial, que apesar de em mesmo número que os do Pico, continuam a ter um peso político de esmagadora qualidade.
Saúda-se, também o Governo Regional que, à custa do investimento público assimétrico, continua a privilegiar o acessório, desprezando assim o essencial, como a edificação de um meio básico de sobrevivência - um simples hospital, deste lado de cá do degredo.

Carlos Faria disse...

ao basalto negro
Opinões e interpretações do teor do meu post que respeito mas não comento.

Anónimo disse...

caro basalto negro, concordo consigo só que vai ter que fazer pedagogia em casa. é que os picoenses ficaram muito satisfeitos com o novo aeroporto so que continuam a vir nascer para o faial.

Carlos Faria disse...

Este blog foi feito para divulgação científica na área da geologia, cultural (de vários tipos), do Faial, da Ribeirinha da Horta e actividades aqui desenvolvidas, dos Açores e impressões de nostalgia da terra natal do autor do blog o Canadá. Por minha opção agradecia que os temas aqui tratados não se desviassem para bairrismos doentios ou temas políticos, quando quero falar destes últimos escolho outros espaços, assino e coloco a minha cara, embora aqui muitos me identifiquem a políquice deve estar fora deste espaço. Por respeito não corto os comentários aqui por não serem pessoalmente ofensivos, mas não quero enveredar por aí neste blog

Anónimo disse...

Caro Senhor, gostaria muito de juntar o link deste blog, no meu blog, como: Sites e blogs a não perder.

Posso adicionar este blog a essa lista?

http://rotadashortencias.blogspot.com/

Anónimo disse...

Tenho muita vontade de participar nesta discussão...mas respeito a filosofia do blogue. E o seu autor.

Por essas razões...não comento.

Carlos Faria disse...

Ao associado da rota das hortências informo que tenho muito gosto em que me associe à sua lista. Visitei hoje pela primeira vez o blog e gostei muito e retribuirei colocando o seu blog na minha lista.

Ao José Augusto Soares agradeço a sua compreensão e estou certo que não desceria à politiquice e ao bairrismo doentio, mas para evitar danos maiores por vezes temos que cortar a direito.

Anónimo disse...

açores na promoçao de turismo de cruseiros virtual. vem a proposito da declaraçao do governo de carlos cesar quando vem ao crupo central com os seus discursos demagogicos e de propaganda eleitoral para ganhar votos.no caso da requalificaçao do porto da horta eu na minha modesta opiniao como faialense concordo nalgumas coisas outras nao embora ja esta em curso um novo cais ferris a norte da cidade que esta a passo de caracol acho que vamos ter obra pronta LA PARA O ANO-2050 nao sei se eu estarei ca para ver essa dita obra. quando ao aproveitamento do porto da horta para um cais de cruseiros com 500-metros acho que vai trazer problemas porque esta em causa as carga de mercadorias e tambem gado..e bosta e passageiros a mistura . EU PERGUNTO QUE RAIO DE PROMOÇAO E ESSA'? O QUE E QUE VAMOS PROMOVER NO FAIAL QUE TEM TRADIÇAO NAUTICA A NIVEL REGIONAL E NACIONAL.SERA BOSTA DE VACA OU PALHA.

jose gomes disse...

na ultima visita que eu fiz ao faial na semana do mar deixou-me triste pelo facto de encontrar a cidade da horta envelhecida e moribunda .São prédios de grande valor ao ambandono sejam privados ou publicos.PERGUNTO aonde parem as autoridades defensoras que defende os enteresses da sua terra? são apenas submissos e não riagem assim..não há progresso nenhum.por outra situação a lamentar é a paizagem protegida do monte da guia que no meu entender como faialense está na mesma situação.refiro-me á falta de limpesa são baldes de lixo por despejar é lixo por todo lado..os balniarios estão sujos e vandalizados potas étc.O BAR que dá apoio aos banhistas não tem hoário abre quando querem e muitas das vezes esá fechado. havia um quiosque na praia do porto pim que serviam comida regional que tinha grande procura pelos furasteiros.sinceramente eu não sei porqué que o tiraram.o actual quiosque não agrada os utentes são os maus cheiros étc.lamento a saida do SR. CARLOS MEDEIROS ex- foncionário e responsavel pela praia balniários étc que pelo seu dinamismo competente nao deveria ter saido faz muita falta pois trabalhava todos dias desde domingos até sabado e feriados.finalizo dizendo que não concordei com a saida sra.EX-SECRETÁRIA do ambiente que deixou obra feita.OS FAIALENSES SÓ TINHAM A GANHAR.

Carlos Faria disse...

@ josé gomes
no caso do Monte da Guia, pode haver alguns problemas e não faz mal apontar os aspectos a melhorar, mas mesmo assim, ali as coisas estão bem melhor do que aquilo que se passa dentro da cidade nomeadamente os aspectos de envelhecimento que refere.
Não comento a saída da secretária anterior, pois isso é um caso do foro político individual do presidente do governo dos Açores, mas cada um é livre de pensar o que quiser sobre este assunto.