Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

27 de Março - DIA MUNDIAL DO TEATRO

Teatro é drama, tragédia, comédia, sátira, ópera, canção, revista, declamação, recitação, monólogo, diálogo, mudo, mímica, sombras, fantoches, dança, popular, erudito, clássico, contemporâneo, vanguardista, infantil, adulto, triste, alegre, inovador, conservador, experimental, tradicional, exuberante, minimalista, em sala ou ao ar-livre; seja o que como fôr, com tanta diversidade há seguramente uma forma que lhe agrade à sua espera.

O Monólogo do vaqueiro, como teria sido representado pelo próprio Gil Vicente, de acordo com a visão do pintor Roque Gameiro, imagem daqui.

Independentemente de ir hoje ao teatro ou não, lembre-se que este é uma arte viva e, tal como o homem, só sobrevive saudavelmente em intercâmbio com o outro: o espectador. Por isto, neste Dia Mundial do Teatro, fica a minha recomendação, não importa quando, mas vá ao teatro...

Uma sala de teatro é bela, mas cheia transforma-se num espaço vivo e maravilhoso. Numa pequena ilha como o Faial, com vários grupos de teatro: Nós Outros, Carrocel, Sortes à Ventura, Teatro de Giz, Universidade Sénior, entre outros, com estilos muito diferentes, seguramente a oferta é vasta para poder aproveitar.
A todos os que apesar das dificuldades ainda teimam em manter viva esta arte, desejo um Feliz Dia Mundial do Teatro e votos de um futuro cheio de sucessos.

6 comentários:

Pedrita disse...

nossa, jura?? os dois principais teatros de são paulo e rj resolveram entrar em reforma em plena crise deixando a classe artística, inclusive ligada a música clássica sem trabalho. beijos, pedrita

Os Incansáveis disse...

Gosto muito de ir ao teatro, mas faz tempo que não vou. Existe aqui um projeto chamado "Vá ao teatro" com peças a preço bem acessível e grupos ditos "alternativos". Gosto bastante disto. O chato é que essas peças acontecem em teatros em locais de difícil acesso (em que você vai ter que gastar táxi ou estacionamento) ou em horários ruins. E isso me desanima.
Denise

Carlos Faria disse...

pedrita
pura má gestão da cultura, esse tipo de intervenções devem ser faseadas de modo a manter sempre viva a chama e o gosto pela arte em si.

ao incansáveis
talvez andem à procura de novos públicos e por isso se localizem em zonas menos centrais. quando no rio não deixei de ir ao teatro, mesmo ao lado da catedral e por acaso encontrei actrizes portuguesas que muito admiro a representar lá

ematejoca disse...

Bem, a mim ninguém precisa de me chamar para ir ao teatro. Frequento o teatro e a ópera muitas mais vezes do que um café ou restaurante. Desde pequena que ía ao teatro com os meus pais, que também gostavam muito de teatro.
O gosto pela ópera começou mais tarde. Richard Wagner é o meu favorito, mas As Fadas é a sua primeira e pior ópera.

Termino com as 3 pancadinhas de Molière _____ _______ ________

José Quintela Soares disse...

"Dia Mundial"...ou oportunidade para relembrar a necessidade de...

Onde está o Teatro em Portugal?
Onde estão os teatros ?

Oferta há muita.
Mas a procura...
Mas a qualidade....
Mas o interesse....

Tantas reticências....

Carlos Faria disse...

à ematejoca
pena que muitos em portugal não tenham o mesmo comportamento de frequentar o teatro, nem que seja de um só género... mas que seja teatro.

ao josé quintela soares
já vi teatro muito bom em portugal e não foi assim à tanto tempo para que pense que a qualidade tenha desaparecido, embora não seja muito abundante. quanto a espaços adequados para o teatro e uma política cultural para despertar públicos, criar actores, companhias etc., confesso que há muitas carências, mas não podemos apenas nos queixarmos de cima, o povo também não tem valorizado esta expressão artística. veja-se que o mau futebol do país não fez desaparecer a modalidade e o bom teatro resiste mais que a persistência do público.