Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O BERÇO - GALT - Cambridge ON

Tendo em conta que a peregrinacao em curso comemora os 40 anos de vinda para Portugal, agora feita no sentido inverso, tem logica que a meta seja chegar `a minha cidade natal, antiga Galt e hoje integrada numa nova cidade devido `a fusao com outras duas vizinhas de menor dimensao: Preston e Hespeler, tomando o novo nome de CAMBRIDGE, 123.000 habitantes, a cerca de 100 km a Sudoeste de Toronto.

No passado ja teve cerca de 30% de populacao portuguesa, hoje devem ser bem menos, fruto da acentuada diminuicao da emigracao a partir dos Acores e do fluxo continuo de gente vinda do exterior ou de outras areas do Canada. Na decada de 90 chegou a ser a segunda cidade com maior crescimento economico e de bem-estar canadiana. Tal como em Portugal, bastou uma fabrica do ramo automovel e logo o emprego, a demografia e o nivel de vida subiram, aqui foi a Toyota que se instalou, provavelmente em virtude da cidade ser atravessada pela principal autoestrada do leste canadiano (401) que vai do atlantico em Halifax, passa por Quebec City, Montreal, Toronto e vai ate' Windsor, onde se une aos EUA em Detroit.
Mas apesar das muitas unidades fabris, a unica que visito e' a de chocolates e bombons... o vicio de a visitar persiste e espero desta vez nao falhar, se ela coninuar a sua producao local.

Podemos ter muitas terras que gostamos... mas nunca existe nada como o nosso primeiro berco e eu comecei aqui...


7 comentários:

Unknown disse...

E sempre bom regressar a casa, nao e? E com uma fabrica de chocolates pelo meio ainda melhor.
Um abraco

Carlos Faria disse...

ao meloes e melodias
Caso pra se dizer: home sweet home!

Anónimo disse...

Pode dizer-se que foi um bom começo.
Os chocolates ainda lá estão?
Quando voltas? Passas por S. Miguel?

Carlos Faria disse...

Ola Ana Rita
Sim estao la, confirmei ha meia hora e provei o primeiro ha cinco minutos ja diante deste pc na biblioteca da praca central da Galt.
Passo por PDL mas apenas entre as 7 da manha e as 11 horas, pois nao existem ligacoes directas para o grupo central e muito menos `a Horta.

Carlos Faria disse...

Esquecime de te dizer o dia de regresso... 15 de Dezembro

Anónimo disse...

Azar, chego um pouco depois.
Se te atrasares em PDL avisa-me que nos encontramos no aeroporto.

Carlos Faria disse...

Ola Ana Rita
Combinado