Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

CAPELINHOS - a queda dos grandes blocos

Mantendo o compromisso de todos os meses relatar o que foi o vulcão dos Capelinhos nesse mês há 50 anos ao longo deste período das comemorações da erupção, retoma-se hoje a descrição da sua actividade no, com referência ao início de Janeiro de 1958.
[Texto parcialmente fundamentado e foto publicada a partir de: Machado, F. e Forjaz, V. H. (1968) "Actividade Vulcânica do Faial - 1957-67" Ed. Com. Reg. Turismo Distrito da Horta]

As camadas de lava basáltica formadas durante as primeiras manifestações estrombolianas a 16 de Dezembro de 1957 foram, no período perto da passagem de ano, de 1957 para 1958, totalmente destruídas por explosões.
Este material fragmentado deve ter sido a matéria prima que permitiu a queda de grandes blocos de rocha em torno do Farol da já então arriba fóssil do Costado da Nau, os quais se misturavam com outros fragmentos de lava ainda juvenil, mais ou menos incandescentes... o vulcão começou assim a mostrar a sua força e a ser um perigo para os mais afoitos espectadores.

5 comentários:

Desambientado disse...

Deichei parte dos poemas anteriores, não como forma de chamar as pessoas para o blog, mas por estes terem sido elaborados para dar boas festas aos amigos. Vejo que de facto estamos muito em sintonia.
A falta de tempo faz com que visite apenas os blogues amigos ao fim de semana.

O objectivo de descrever as histórias dos Capelinhos, mesmo a geológica, parece-me uma ideia muito interessante.

Um abraço

Félix

Anónimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Maria Silva disse...

Tenho um fascínio por vulcões. Desse guardo umas vagas imagens, numas férias, era muito pequena.

Cuba do ponto de vista geológico apresenta formações variadas.

Bom Ano

José Quintela Soares disse...

Bom projecto!

Um abraço.

Unknown disse...

Boa noite
Venho trazer-lhe mais um pouco de música.A Marta venceu há dias o "Walgreens National Concerto competition" na Sénior Division, em Chicago.Assim em Fevereiro será solista com a Orquestra,MYA, Midwest Young,Artits e fará uma apresentação na rádio" From de top".
Venho deixar-lhe o link para o youtube se quiser assistir à prova do concurso.
Continuação de bom trabalho e um bom 2008.

http://www.youtube.com/watch?v=Prnbpb59Axw