segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Parque Natural do Faial principal representante de Portugal ao Prémio EDEN


Integram este parque várias estruturas geológicas que foram intensamente apresentadas e descritas ao longo deste blog: O Vulcão dos Capelinhos com o seu Centro de Interpretação, o Graben de Pedro Miguel, a Caldeira do Faial e o Monte da Guia.
Assim, além da sua importância científica e da minha paixão pelas belezas do Faial, fica agora provado que a qualidade estética destas estruturas é reconhecida pelas mais importantes instituições na área do turismo de Portugal.
Importa igualmente referir que logo em segundo lugar ficou o Parque Natural do Pico, com o seu grande estratovulcão, grutas vulcânicas e outras estruturas geológicas, evidenciando a importância destas duas ilhas vizinhas geologicamente interessantes e complementares.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Sombra do Vento - Coincidências


Não costumo neste blog fazer uma análise crítica dos livros que leio, limito-me a informar na coluna da esquerda o que leio e li recentemente.

Ao presente romance não farei uma análise crítica no verdadeiro sentido do termo, mas a forma como cheguei a este livro e as coincidências entre o mesmo e as minhas recentes férias em Barcelona merecem um desabafo.

Não comprei o livro com grande interesse, foi num supermercado, local onde não tenho o hábito de fazer este tipo de aquisições, mas adquiri-o, arrumei-o e decidi oferecê-lo. Meses depois vem esta obra parar-me às mãos através de um amigo que decidiu distribuir a sua biblioteca e pouco após as minhas férias comecei a ler sem saber nada do mesmo.

Um thriller semi-policial sobre a paixão por livros e desejo de informação sobre os seus autores, com uma escrita ligeira e fácil, desenvolve-se em Barcelona e segue as actuais correntes góticas.

No início começaram as coincidências: No meio de milhares de ruas da cidade, a residência do protagonista é precisamente na pequena Carrer Sant Ana onde me hospedei, a descrição a partir da janela parece a do meu quarto de hotel.

Encantei-me também com a Avenida Tibidago, muito distante da cidade velha e por um edifício que parecia um castelo, que parece ser o cenário de grande parte da obra, precisamente na mesma avenida. Muitas das cenas correspondem a locais que visitei e são descritos com as impressões que então vivi.

Não é o melhor romance que li, mas é interessante, por tudo isto, pela paixão que desenvolvi por Barcelona e por livros, esta obra tornou-se inesquecível para mim.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Lições do sismo de CHRISTCHURCH

Comportamento diferencial dos edifícios ao nível de resistência sísmica (foto daqui)


O destruidor sismo de ontem com 6,3 na escala de Richter em Christchurch foi significativamente menor que o ocorrido em 4 de Setembro de 2010 com uma magnitude de 7.1, que praticamente não fez estragos na zona nem mortos.

Todavia, o sismo de ontem, pelo contrário, além de deixar pelo menos largas dezenas de mortos, provocou danos muito avultados em numerosos edifícios da cidade e nem tudo é explicado pelo facto do seu epicentro ter sido mais próximo da Christchurch e o seu hipocentro mais superficial.

Um conjunto extenso de razões para este facto está magnificamente justificado neste texto do "The Landslide blog" uma página mais frequentemente relacionada com movimentos de massa do que com sismos.

Para os que dispensam a leitura do documento ou não sabem inglês, onde são referidas outras razões, chamo apenas à atenção para a importância da introdução de técnicas de resistência sísmica nos edifícios mais antigos, em vez de limitar a respectiva recuperação a meras operações de cosmética como tenho assistido nalgumas ilhas e, inclusive, em Lisboa.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Desporto e solidariedade

Muito se vende a imagem do desporto e do homem perfeito, mas desportismo também pode ser solidariedade para com aqueles que são diferentes da maioria.
A equipa de futebol do Fayal Sport exibe na suas camisolas o emblema e o nome da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilhas do Faial (APADIF) para dar a conhecer o trabalho desta Instituição de Solidariedade Social.
No último fim-de-semana a equipa sénior do Fayal Sport, já campeã distrital da Horta na época em curso decidiu homenagear estes seres humanos que precisam de nós e oferecer-lhes uma bola rubricada por todos os jogadores e uma entrada no jogo.

O entusiasmo nos momentos da entrega da bola e ao longo do jogo mostraram aos presentes quão importante é olhar para estas pessoas que são diferentes da norma, mas que precisam de nós e, sobretudo, para a necessidade de apoiar aqueles que com eles trabalham. Por esta acção também estão de parabéns os jogadores e directores do clube que teve esta iniciativa: o Fayal Sport Club

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Freguesias e localidades de São Jorge 2 - Santo Antão

A freguesia de Santo Antão, situada quase na extremidade oriental de São Jorge, encontra-se separada da zona central e ocidental desta alongada ilha por uma extensa e alta serra, que a isolou das povoações a oeste durante séculos e a tornou, conjuntamente com a contígua ex-vila do Topo, numa sub-ilha com uma vida muito própria.

(clique na foto para a ampliar)

Cercada de pastagens de minifúndio, com um verde muito característico. Esta localidade estende-se num planalto sobranceiro ao mar, cortado por ribeiras paralelas de caudal perene e vários cones vulcânicos e afloramentos rochosos onde a cor de ferrugem empresta um contraste original na ilha.

Santo Antão tem uma economia pujante baseada na produção de carne bovina, lacticínios e fumeiros, possui ainda uma população onde a juventude é uma fracção importante dos seus habitantes. No 1.º de Janeiro de 1980 a localidade foi destruída pelo sismo mais intenso do século XX nos Açores, tendo sido reconstruída com a traça original na maioria dos seus edifícios.

(Clique na foto para a ampliar)

Esta freguesia tem uma ligação muito especial à Ribeirinha do Faial, na década de 1960 iniciou-se uma migração de jorgenses, sobretudo desta localidade, para a Ribeirinha e no início da década de 1980 quase 40% dos ribeirinhenses eram provenientes de São Jorge, hoje grande parte das famílias destas duas comunidades possuem laços familiares na outra ilha.

A haver geminações de freguesias, Santo Antão de São Jorge, sem dúvida, seria irmã da Ribeirinha do Faial.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ORLANDO RIBEIRO - 100 ANOS

Orlando Ribeiro, talvez o maior geógrafo português de todos os tempos, foi um renovador no modo de fazer investigação científica em Portugal.
Assim, pelos seus trabalhos sobre a geografia de Portugal, pelos seus importantes livros nesta área do saber e pelo seu papel fundamental no acompanhamento, registo de dados e descrição da erupção do vulcão dos Capelinhos, que o tornam também geólogo e vulcanólogo, o que terá talvez na origem do seu filho António e meu Professor ser hoje um dos mais importantes geólogos do país, por isso aqui fica a homenagem ao cientista no centenário do seu nascimento.
Para saber mais sobre este Homem consulte a página: Orlando Ribeiro, 16 de Fevereiro de 1911 - 17 de Novembro de 1997

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Reflexões literárias 1


Tive um certo talento para a amizade, mas nunca tive amigos, quer porque eles me faltassem, quer porque a amizade que eu concebera fora um erro dos meus sonhos. Vivi sempre isolado, e cada vez mais isolado, quanto mais dei por mim.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

QUINTA-FEIRA DE AMIGOS NA BLOGOSFERA

Nos Açores as tradições relacionadas com o Carnaval começam hoje, na quarta Quinta-feira antes do Entrudo ocorre a Quinta-feira de Amigos, as próximas serão respectivamente Quinta-feira de Amigas, Quinta-feira de Compadres e Quinta-feira de Comadres.
Sem dúvida, que as duas primeiras são actualmente as mais pujantes por estas ilhas, hoje, Quinta-feira de Amigos, ocorrerão em restaurantes, colectividades e casas particulares magníficos jantares onde o prato principal será o convívio entre amigos homens, excepcionalmente alguns permitirão a entrada de mulheres, na próxima, Quinta-feira de Amigas será o inverso.
A distância não permite que amigos blogoféricos se encontrem tão facilmente, por isso aqui fica uma foto de almoço passado entre pessoas cuja amizade cresceu via blogosfera, outros amigos surgiram por esta via, mas as distâncias nunca permitiram o encontro directo ou um almoço do género, apesar de tudo aqui vão os votos de Feliz Quinta-feira de Amigos para todos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Freguesias e localidades de São Jorge 1 - Rosais

No extremo ocidental desta ilha estreita e alongada, os Rosais destacam-se de grande parte das outras freguesias pelas suas extensas áreas plana com magníficos terrenos numa terra onde o carácter montanhoso e íngreme é imagem mais marcante de São Jorge.

Um extenso alinhamento de casa na sua grande maioria branca salienta-se do verde das pastagens e do azul do mar. Uma terra soalheira no coração do Triângulo, virada em simultâneo para o Pico e o Faial, que apresenta um ar abastado e ajardinado.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pico visto de São Jorge

A montanha do Pico vista da ilha de São Jorge a caminho dos Rosais.... apenas por gosto, fica a faltar apenas o Faial para que o lindíssimo Triângulo estivesse totalmente presente na foto..

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PARABÉNS FAYAL SPORT CLUB - 102 ANOS

PARABÉNS, FAYAL SPORT CLUB, 102 anos de actividade ininterrupta em prol do desporto, do lazer e da cultura da ilha do Faial é obra E cumpre-se assim o lema: CRER E QUERER.
O Fayal Sport Club, o decano dos clubes desportivos açorianos, continua hoje a sua marcha, enfrentando as dificuldades típicas destas colectividades fora dos grandes centros urbanos, mas, orgulhosamente, prossegue com a vontade daqueles que dão tudo o que podem de si a favor deste grande Clube e para eles também vão estes PARABÉNS E FORÇA.