Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

BOLETIM DO NÚCLEO CULTURAL DA HORTA

O Núcleo Cultural da Horta é uma instituição de sócios discreta, mas muito activa, com um curriculum de realização de fóruns sobre a história do Faial e um conjunto de publicações sobre o mesmo tema de invejável qualidade e quantidade.
Entre as suas publicações, o destaque vai para o Boletim do Núcleo Cultural da Horta, com uma periodicidade anual e cujo 18.º Volume foi lançado no último fim-de-semana.


Estes boletins não só apresentam colectâneas de artigos científicos originais, sobretudo relacionados com os Açores e o Faial em particular, feitos por investigadores de várias universidades do país e da diáspora, cobrindo temas que vão desde a Biologia, Geologia, Oceanografia, História, Património, Sociologia, Etnografia, etc. como possuem ainda uma revista de livros de divulgação e ensaios editados nos Açores e de qualidade reconhecida.
O Boletim deste ano é bem mais vasto do que o habitual e apresenta um importante conjunto de trabalhos sob o tema Os Açores e a sua dimensão oceânica, muitos deles realizados no Departamento de Oceanografia e Pescas, sedeado na Horta.
Pela quantidade de informação, o volume deste ano destaca-se sobremaneira como uma importante colectânea de saber e todos os que tiverem oportunidade de o adquirirem não devem desperdiçar de modo algum.

Uma obra altamente recomendável.

6 comentários:

Pedrita disse...

nós temos aqui uma revista técnica tb q é muito boa. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

à pedrita
não se trata exactamente duma revista técnica, mas duma instituição cultural que publica no seu boletim artigos técnicos.

Luís Galego disse...

este blog continua de facto a ser um autêntico serviço público...Obrigado!

Carlos Faria disse...

ao Luís Galego
Obrigado... além de serem divagações pelas áreas que me são caras, se é útil a terceiros fica ainda mais agradado.

Anónimo disse...

Parabens por divulgares estes e outros assuntos importantes, para que os "ausentes" verifiquem que,tambem aqui, se produz algo de bom e interessante.
Um abraço amigo de quem ficou, no lançamento, a teu lado.
SM+

Carlos Faria disse...

ao SM+
a divulgação do que de bom cá se faz é um dos objectivos deste blog, claro que fico contente quando alguém aprecia este espaço.