Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

FREGUESIAS RURAIS DO FAIAL 2: Pedro Miguel

Conhecida dos geólogos por dar o nome à maior estrutura tectónica do Faial - o Graben de Pedro Miguel - é a freguesia central das três da costa leste da ilha. Situada a cerca de 6 km de estrada para norte da Horta, nas últimas décadas acolheu grande número de casais jovens que por razões várias optaram por não residir na cidade, resultando numa convivência pacífica entre população rural, com actividades tradicionais sobretudo na agropecuária, e outra numerosa de estilo mais urbano, este fluxo foi responsável por ser a freguesia com maior taxa de crescimento demográfico dos Açores nos censos de 2001, apesar de não ter ultrapassado os 723 residentes.

Pedro Miguel vista do lado norte em direcção a sudoeste (clique para ampliar)

Em 1666, a freguesia de Pedro Miguel dividiu-se em duas, nascendo a norte a freguesia de Ribeirinha, separada morfologicamente pela Lomba Grande, esta situação nunca fomentou bairrismos, mantendo-se ainda hoje um intercâmbio saudável entre as duas populações.

Pedro Miguel vista da Lomba dos Frades em direcção a noroeste ao fundo a Lomba Grande (clique para ampliar).

Fruto das lombas que a marginam a norte e a sul, esta é uma das poucas freguesias rurais açorianas cuja a implantação do aglomerado é predominantemente perpendicular à costa, tendo ainda a particularidade da maioria das suas casas apresentarem o alçado principal exposto à montanha do Pico, que se desenvolve com toda a sua pujança em frente desta superfície suave e inclinada para o mar.

O Pico visto junto ao Porto de Pedro Miguel

9 comentários:

Grifo disse...

E tão bom acordar saudado pelo pico todas as manhãs... que lindo pico...

Vivo numa freguesia tão linda!

A lomba grande é uma das paisagens mais bonitas da ilha, já vi fenómenos meteorológicos espantosos (o casaco de lã [brincadeira], as nuvens colaram.se á lomba criando uma espécie de casaco de lã que o cobre, para não falar dos corpúsculos incríveis)... e tem impressa na sua encosta o memorial ao sismo de 98...

Unknown disse...

Muito bem descrita.

Periquito disse...

Freguesia pacata, soalheira, com belas vistas paisagisticas, sobretudo a soberba montanha da ilha irmã do Pico.

Ambiência rural por excelência, fora do circuito urbano mas ao mesmo tempo a "dois passos" de tudo.

Desconhecia esse facto da anterior ligação com a actual Ribeirinha.

Muito curiosa essa divisão não ter criado bairrismo (doentios) tipo como existe entre Cedros e Salão - Também o Salão era parte integrante da freguesia dos Cedros.

5 bons anos que nela vivi na década de oitenta.

Ficou alguma saudade.

José Quintela Soares disse...

Nunca esquecerei o estado em que encontrei "Pedro Miguel", nas férias de 1998...

De estarrecer!

Carlos Faria disse...

ao grifo
eu acho Pedro Miguel uma freguesia simpática e com excelente vista para o Pico. a lomba grande de ambos lados devido a impor-se na paisagem, ser um relevo vigoroso (mais de 500 m)e próxima do mar por vezes permite jogos com nevoeiros e vento muito bonitos de facto. a cicatriz de 98 tenderá a ficar camuflada com o tempo devido vegetação.
quando da tua idade no verão não era hábito irmos para a cidade ou outras freguesias de carro, moto ou bicicleta (eram coisas raras) ficávamos como que fechados nas nossas freguesias. cheguei então a ir várias vezes de minha casa à tua rua a pé jogar xadrez com um colega de turma que hoje é geofísico numa universidade no continente... como vês, já na altura gostava de circular por estas freguesias.

j carlos
costumo ser simpático com as terras que gosto e PM é bonita...

ao periquito
não me lembro de lá ter vivido... mas conheço muita gente lá e tenho bons amigos e colegas em PM para compreender bem o que disse.

ao josé quintela soares
nesse verão as minhas memórias estão praticamente limitadas à ribeirinha e à gestão dos acampamentos, só para o outono comecei a ter vida própria e vi como estava PM

Os Incansáveis disse...

Nossa! 723 habitantes. Só no condomínio de prédios que moro são mais de 1200 pessoas!
Denise

Grifo disse...

acredito... estava a pensar... quando nos conhecemos pessoalmente?? xD

Carlos Faria disse...

os incansáveis
pois mas este paraíso insular não tem mais de 16.000 residentes, embora passam muitos mais milhares pelo iatismo que cruza o atlântico norte e pelos hoteis... embora tenhamos muita mais natureza como companhia que aí na cidade SP e um imenso mar a abraçar-nos todos os dias. a ilha do pico em frente (7km), embora com o dobro da área tem a mesma população aproximadamente.

ao grifo
só eu é que te conheço (penso eu), pois ao vivo quase não nos falámos. foi no Faial filmes fest... em que eu estava no apoio ao festival e tu dissestes-me que ias lá, foi num dia que quase não havia pessoas mais jovens e pediste-me uma caneta para votares, pela foto do teu blog suspeitei. depois aqui confirmastes que estavas na fila da frente com tua irmã (menor que tu) e teu pai que já conhecia de vista. desde então já te vi várias vezes a dirigires-te para o largo da igreja para o transporte escolar e também no centro de culto a acolitar, onde por vezes (raramente) vou com minha mãe em função dos horários de culto que me dão mais jeito participar. Mas sou muito conhecido aí na tua freguesia desde criança e tenho muitos amigos a viver aí. Uma vez que estejas acompanhado por um adulto apresento-me.

Grifo disse...

talvez depois de uma missa... com a minha mãe...

Por acaso já tinha visto uma foto sua... mas não sou muito bom com as caras...