Páginas

sábado, 11 de abril de 2009

PÁSCOA - a festa da vida...

Sem dúvida a Páscoa, uma festividade de passagem à vida e à liberdade, é uma das celebrações religiosas mais difíceis de compreender por quem não tem uma vivência de fé... mas, no fundo, é um hino à vida e à vontade de viver.
Toda a simbologia da Páscoa está relacionada com a explosão de vida e o recomeço desta: A Ressurreição literalmente voltar à vida. O coelho que em liberdade possui uma elevada taxa de reprodutividade. O ovo é princípio de vida, este volta a ser estilizado nas amêndoas, com a mesma forma ou colocados nos folares como num ninho.
Efectivamente, na Páscoa tudo aponta para a vida e a libertação... a sua data móvel é sempre no Domingo após a primeira Lua Cheia da Primavera, novamente a fusão da estação onde a vida desponta e o ciclo lunar que agricultores dizem ser o mais propício ao crescimento da vida vegetal.... VIDA... sempre VIDA!
É verdade que alguns ficam amarrados à cena prévia da paixão... mas esta só aumenta o contraste e valoriza a ideia de CRISTO VIVO e LIBERTO DA MORTE!

Crente ou não crente, a todos desejo que a Festa da Vida e da Libertação, que Páscoa celebra, seja um momento de alegria e felicidade... BOA PÁSCOA!

4 comentários:

Tiago R. disse...

Sim. A igreja católica soube continuar a assinalar esta data, que há muito estava implantada na memória dos povos e implantou-lhe o seu próprio símbolo máximo da morte e renovação, dos ritmos da natureza.

Ideias e símbolos presentes em todas as culturas.

Boa Páscoa!

Carlos Faria disse...

efectivamente, todas as religiões que se instalaram em sociedades já organizadas aproveitaram símbolos e eventos já anteriores e as mais antigas surgiram da interpretação dos ciclos naturais, pelo que em todas se vê a influência da natureza nos seus ritos e o cristianismo está cheio desses aspectos: água, fogo, estações, pão e vinho.
Obrigado pela retribuição dos votos de boa Páscoa

Pedrita disse...

ah, páscoa pra mim é o coelhinho da páscoa. bem como o natal é papai noel. um bela páscoa pra vc e sua família, tão linda como essa imagem que colocou. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

à pedrita
obrigado... a imagem é de um belo sol visto de um avião nas ligações inter-ilhas.