Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA TERRA

Em 22 de Abril de 1970 o Senador Gaylord Nelson dos EUA promoveu um protesto contra a poluição e desde 1990 que no aniversário desta data se comemora o Dia Mundial da Terra.

A Biosfera. As zonas de vermelho a verde têm produtividade máxima do fitoplancton que suporta a vida nos oceanos, o violeta são desertos marinhos (imagem daqui)

A Biosfera, termo criado pelo Geólogo Austríaco Eduard Suess, evidencia que a vida está limitada a uma camada muito fina da atmosfera inferior, da litosfera superior e à hidrosfera que se situa entre aquela duas...

Hipótese de Gaia - Gaia, a deusa da Terra - é uma teoria recente do cientista e ambientalista James Lovelock que refere que a biosfera, nas suas relações com a atmosfera, hidrosfera e mesmo litosfera, se comporta como um ser vivo que se adapta ao meio envolvente ou adoece, tem "febres" e outros sintomas, como reacção para eliminar o agente patogénico, tal como o nosso corpo se adapta ou tende a destruir os micróbios que nos atacam.

Nesta teoria, o homem, como agressor de Gaia, é presentemente o agente a destruir e o aquecimento global, a febre da Terra, deverá criar a expansão dos desertos marinhos e a alteração de todo o regime climático do planeta, cujo principal efeito é a provável eliminação do seu maior culpado: o Homo sapiens...

A Terra é a nossa casa, onde nos abrigamos, mas também será a nossa destruição se a não soubermos preservar.

Para saber um pouco mais sobre a Teoria ou Hipótese de Gaia
Ver aqui ou ler os vários livros de James Lovelock "As Eras de Gaia" ou a "A Vingança de Gaia" entre outros

10 comentários:

Xinando disse...

Espero que o dia da Terra não seja como o dia do trabalhador. No dia do trabalhador, supostamente não se trabalha, pois é feriado. Será que no dia da terra, as bestas que estão a destruí-la vão aumentar o ritmo da destruição? Não duvido.
Claro que a humanidade em geral tem culpa, nem que seja por negligência, mas é que há por aí gente que parece que se diverte a destruir tudo à sua volta.
Para a Terra, parabéns... e os meus pêsames.

Carlos Faria disse...

ao xinando
cada vez mais se ataca a Terra para se conseguir benefícios a curto-prazo em detrimento do longo e não vejo melhoras neste comportamento, apenas alguma demagogia mais aperfeiçoada para disfarçar essa agressão continuada.

Pedrita disse...

olha só, dia 22 de abril é dia o descobrimento do brasil. e temos muitas terras por aqui. infelizmente poucas preservadas. mas acho que nós brasileiros amamos a terra. não tão adequadamente como deveríamos, mas amamos. beijos, pedrita

ematejoca disse...

"Eu saí da Terra três vezes. E eu descobri que não há outro lugar para ir", disse o astronauta Wally Schirra

Já ontem li este seu artigo. Excelente como sempre, Geocrusoe. A "Teoria ou Hipótese de Gaia" é muito interessante.

O "emtejoca azul" agradece os parabéns, e pergunta o que é que o surpreende neste blogue?

Carlos Faria disse...

à pedrita
não sabia que era o dia do descobrimento do brasil, uma coincidência interessante. amar a terra é fácil, agir para proteger e salvar a coisa amada é bem mais difícil... pergunte à denise.

à ematejoca
já há vários anos que sou, com várias salvaguardas, um defensor da teoria de gaia e quanto mais conheço os ataques de se fazem à terra, mais defensor me torno da teoria, até porque é o futuro da humanidade que está em causa... como ontem alguém me dizia. é pena mas eu não tenho filhos! Infelizmente muitos têm e não se apercebem do futuro comprometido que estão a dar aos seus filhos.

Os Incansáveis disse...

Um dia para refletirmos sobre o quanto maltratamos a nossa casa e o que podemos fazer para protegê-la. Na minha postagem, coloquei a música "Terra", de Caetano Veloso.
Denise

Maria Silva disse...

São enormes os desertos marinhos!

Carlos Faria disse...

ao incansáveis
sobre o vídeo eu percebi, só não o visionei, não era preciso para perceber a mensagem ;)

à nanda
e sê-lo-ão muito maiores com o aquecimento dos oceanos, lembre-se que as águas transparentes e claras das zonas quentes que tanto gostamos indiciam falta de vida, caso contrário as células da vida absorveriam a luz tornando as águas mais opacas e escuras, é agradável ao humanos mergulhar nas águas quentes, mas são as frias as fundamentais à nossa vida.

Pedro Veiga disse...

Agimos como uma grande colónia de vírus que vai destruindo a passos largos o seu próprio sustento.
Estou muito pessimista no que toca às atitudes da nossa humanidade.

Carlos Faria disse...

ao pedro veiga
infelizmente a minha actividade profissional obriga-me a ter consciência de que muito pouco se faz em prol da protecção de terra e muito marketing se faz para escamotear os atentados. partilhamos o mesmo pessimismo