Páginas

domingo, 19 de outubro de 2008

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS REGIONAIS DOS AÇORES

Porque muitos não sabem quantas ilhas os Açores têm, porque muitos ignoram o nome das ilhas açorianas, porque muitos desconhecem que temos mais sotaques que ilhas, porque muitos não conseguem sequer localizar o Arquipélago, porque hoje decorrem eleições legislativas regionais, porque o dever me chamou a presidir uma mesa de Assembleia de Voto e, apesar de fim-de-semana, não posso ficar por aqui... deixo-vos com o mapa destas ilhas a assinalar este dia eleitoral. 

Imagem tirada da Wikipédia (clique na imagem para a ampliar)

Para um conhecimento genérico destas ilhas, recomendo esta página da Wikipédia

10 comentários:

Os Incansáveis disse...

Boas eleições!
Denise

Anónimo disse...

Isto é que é o verdadeiro "serviço público".

Maria Silva disse...

Será uma Assembleia mais colorida e dinâmica. Os ventos trouxeram mudança

Carlos Faria disse...

à denise
sempre que as eleições são expressas livremente, são um bom exercício da democracia, independentemente de se concordar ou não com a ideia vencedora.

à ana rita
este é UM retrato das ilhas, não O retrato, existem muitas outras imagens desta terra e inclusive bons exemplos, no faial, a recuperação do palacete de santana. infelizmente o retrato que dissestes também é real.

à nanda
mais colorida e dinâmica... certamente. Mudança... não sei. palavras e discussões vão-se e pode ficar tudo na mesma. O importante são mudar comportamentos para que a mudança dê frutos.

Grifo disse...

O verdadeiro vencedor destas eleições foi a abstenção...

O que é triste. Esperava mais do povo açoriano.

Carlos Faria disse...

talvez possas ver as coisas de um ângulo oposto: que tal ser o povo açoriano quem esperava mais dos projectos e soluções postos à votação? Escolheram uma forma de manifestar o seu descontentamento.

Grifo disse...

Para protestar vota-se em branco certo?

Não eles simplesmente recruzaram o seu direito ao voto e não foram ás urnas...

Carlos Faria disse...

ao grifo
infelizmente isso de voto em branco é um mito, mesmo assim, houve muitos votos em branco, na nossa ilha, mais de 3%, mas lembra-te que se todos os abstencionistas tivessem vindo votar em branco e nenhum dos restantes votos mudasse, as percentagens oficiais de votos e distribuição de mandatos seriam exactamente iguais, por isso, apenas servia para constar que eram votos brancos, assim são abstenções.O voto em branco apenas serve para uma pessoa dizer eu fui votar e, como é secreto, nada mais mais. Lembra-te que até há países de voto obrigatório a abstenção também é uma forma de manifestação como o voto branco, para alguns um protesto mais intenso, nada mais... as pessoas manifestaram-se democraticamente como quiseram e muitos expressando que nenhuma alternativa lhes merecia o sacrifício... é uma forma de protesto também.

Grifo disse...

A abstenção pode ser vista como o desinteresse dos cidadãos...

No voto em branco uma pessoa tem a preocupação de ir votar e ao votar branco está a protestar...

Exemplo: "Não vou votar, estou cansado"

Exemplo 2: "vou votar em branco pois não concordo com nada"

Não faz sentido ir votar em branco para o seu nome aparecer na lista, que diferença isso faz?

Carlos Faria disse...

Existem determinados cargos e empregos que ainda hoje exigem declarações que o cidadão foi votar, nalguns casos podem ser pedidos na altura, noutros... só vendo os cadernos onde foram descarregados os votantes ;-)

eu não estou a desculpar os abstencionistas, estou a dizer que os políticos e as suas acções não mobilizaram uma fracção importante de eleitorado descontente.

Agora já tens um novo post para apreciar