Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

GRUTAS VULCÂNICAS I - Tubos de Lava

As associações Amigos dos Açores, Os Montanheiros e Gespea, com apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, acabaram de lançar uma edição de seis postais subordinados ao tema "Cavidades Vulcânicas dos Açores".
Com fotos de Jorge Góis e design de Nuno Farinha, mostram um tipo de belíssimas estruturas geológicas a visitar nos Açores, com destaque nas ilhas Pico, Terceira, São Miguel e Graciosa.

A série deverá estar à venda nas sedes das associações mencionadas e nas cavidades abertas oficialmente ao público e geridas pelas mesmas.
Com a particularidade de apresentarem esquemas e um texto explicativo no verso sobre a génese dos dois principais tipos de cavidades vulcânicas: os Tubos de Lava ou Gruta Lávica (desenvolvimento em plano inclinado) e os Algares (essencialmente subverticais).

Ao nível de tubos de lava, recomendo aos menos aventureiros a Gruta das Torres, no Pico, e a Gruta do Carvão, em São Miguel. Aos amantes da espeleologia existem muitas mais cavidades a visitar e explorar, eu destaque por gosto pessoal a dos Montanheiros e o troço norte da Furna Frei Matias no Pico, mas existem muitas mais nesta ilha e na Terceira, contudo é conveniente uma organização prévia em conjunto com o Gespea , Os Montanheiros ou os Amigos dos Açores por questões ambientais e de segurança.

Nota: Por motivos de evitar cópias, em prejuizo das associações, a colecção não é apresentada na totalidade, várias fotos foram cortadas intencionalmente e não foi utilizada a melhor qualidade na digitalização das imagens.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já visitei a Gruta das Torres e fiquei espantado, apesar de faltar desbravar a maior parte do tubo.
Simplesmente espantoso!
recomendo vivamente, por se tratar de uma experiência única.

Anónimo disse...

Já não vinha aqui há uns tempos mas o blog está cada vez melhor. Não te atrevas a desistir.

Carlos Faria disse...

À Ana Rita
Obrigado por teres vindo, espero que o aumento de distância não te reduza a curiosidade por cá passares, sabes que és sempre bem-vinda e continuarás a ser sempre a primeira visitante deste blog e com quem realizei as primeiras experiências para moldar este espaço.

Ao José Quintela Soares
Na próxima vez que passar no Pico procure o Gespea (há vários membros nas Lajes) para lhe mostrarem o que de melhor há na Furna Frei Matias e na dos Montanheiros, mas haverá necessidade de alguma ginástica e não ter claustrofobia.

Anónimo disse...

Parabéns pelo post