Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sismo Forte no Triângulo - Ilha do Pico

Apresentação dos eventos na base cartográfica do CVARG da Universidade dos Açores
(clique nas imagens para as ampliar)
Hoje pelas 2h32 foi sentido um sismo nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge, o qual na Escala de Mercalli Modificada (EMM) atingiu intensidade máxima de VI nas Bandeiras (Pico), V na Madalena e Candelária (Pico), IV entre Horta e Ribeirinha (Faial) e IV nas Velas (S. Jorge). Segundo o CIVISA o epicentro situou-se a 5 Km a NNW da povoação de Bandeiras.
Encontrando-se o sismo numa zona epicentral diferente da crise que se tem feito sentir no Faial, este evento não se relaciona directamente com aquela, embora se possam enquadrar em estruturas tectónicas conhecidas para esta zona do Arquipélago.
Ao mesmo evento esteve associado uma répica que foi sentida com grau III EMM nas Bandeiras e Santa Luzia.

Apresentação do sismo pelo Instituto de Meteorologia

Associado a este tremor de terra, não é de excluir a ocorrência de novos sismos, dada a proximidade da zona epicentral das ilhas, mesmo eventos de pequena magnitude poderão ser sentidos pelas populações mais próximas, sobretudo do Pico e do Faial, pelo que se recomenda calma e acompanhamento das recomendações e dos comunicados da Protecção Civil e do CIVISA que eventualmente venham a ser emitidos.

6 comentários:

Pedrita disse...

não tinha fijcado sabendo. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Também os canais de TV nacional ainda nem sequer haviam noticiado isto antes da saída deste post, imagino aí do outro lado do Atlântico.

José Quintela Soares disse...

Por Lisboa...o facto foi completamente ignorado pela Comunicação Social.

Se fosse em "Alguidares de Baixo"...estavam lá todas as estações de tv....

Pico e Faial?
Onde é que isso fica???

Carlos Faria disse...

Pois... mas isto tremeu e bem!

Helen disse...

Eu, na Horta.. não senti nada...Mas já não é a primeira vez que não me apercebo de nada, devo dormir que nem uma pedra.. ou, porque sou continental, ainda não se me infiltrou o medo...

Carlos Faria disse...

@Helen
deve ser isso mesmo.