Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Império do Espírito Santo - Santo Antão

Clique na imagem para a ampliar

A deambular por ruas da freguesia de Santo Antão, na ilha de São Jorge, em explorações de fim-de-semana e destinadas a conhecer todos os cantinhos desta bela ilha, a que estou muito ligado, eis que o final de rua desemboca defronte deste amoroso Império, com a sua coroa do Espírito Santo na fachada em alto relevo.
Uma beleza de arquitectura tradicional semirreligiosa dispersa pelo campo, tudo isto é património e cultura açoriana que importa preservar.

7 comentários:

Pedrita disse...

amei a foto. beijos, pedrita

Fernando Martins disse...

Carlos:

Recebi hoje este e-mail do IM português:

"Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores 21-07-2010 12:44

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 21-07-2010 pelas 12:44 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 25 km a Noroeste do Capelo (Faial). Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt)."

Afinal sentiu-se alguma coisa ou não aí na ilha?

Carlos Faria disse...

@ Pedrita
obrigado

@ Fernando Martins
Nada... tudo em paz por agora sem sismos sentidos.

amg disse...

cada ilha deveria ter um «roteiro dos Impérios», dizia-me um amigo meu do Faial. Deveria ser interessante (sobretudo se tivesse um levantamento da daa de edificação, pe)

Carlos Faria disse...

Não sei em todas as ilhas, mas pelo menos no grupo central tal não deve ser muito difícil, pelo menos em termos de informações genéricas das irmandades a eles associadas (pois praticamente todos estão activos), a parte das datas pode ser mais complicado.

Anónimo disse...

E esse parece bem preservado.

Carlos Faria disse...

Parecia pintadinho de fresco e surpreendeu-me porque ficava defronte para a rua num cruzamento, 0 que o tornava muito atraente mesmo à distância.