Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FLORA AÇORIANA 4 - Azorina vidalia

Azorina vidalii - Vidália

A vidália, de nome científico Azorina vidalii, é sem dúvida uma das plantas endémicas mais belas dos Açores, sobretudo quando está em flor e, além de espécie, é também um género endémico (Azorina), tornando-a num taxa muito importante na nossa flora natural.
Muitas vezes encontro-a em zonas costeiras, sobre escoadas de lava básica em solos imaturos, mas muitos expostos à luz, embora já a tenha visto, inclusive, em telhados.
No Faial é pouco frequente, ouvi da existência de uma população natural a uma maior altitude, numa área de vulcanismo relativamente recente, mas desconheço a veracidade da informação.
No passado alguém me despertou para o potencial ornamental desta planta, a qual poderia ser reproduzida para uso em jardins, mas tanto a atracção por flores exóticas, como as preocupação com o seu estatuto de protecção, não têm favorecido esta via, que poderia ser uma forma de a valorizar economicamente e de a expandir nos Açores, mas está a ser comercializada no Reino Unido.

4 comentários:

Pedrita disse...

nossa, não conheço. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Pois além daquelas provenientes da casa inglesa que a comercializa, como endémicas dos Açores, apenas existe naturalmente neste Arquipélago.

Os Incansáveis disse...

Infelizmente, o comércio de plantas e animais exóticos dá muito dinhero e as pessoas não têm a real noção do quanto isso prejudica a flora e fauna locais, principalmente para os endêmicos.
Denise

Carlos Faria disse...

Mas por aqui ainda não é um problema, pois nossa fauna natural terrestre é escassa e poucas plantas endémicas têm interesse comercial. além disso, estamos protegidos por ser-mos ilhas pequenas, com alguma densidade populacional e muito distantes dos continentes, o que permite um maior controlo de fronteiras.