sexta-feira, 25 de junho de 2010

Crise sísmica no Faial continua

O centro do círculo maior indica a zona epicentral (clique na imagem para a ampliar)

Já há vários meses que se desenrola uma crise sísmica de origem tectónica a NW dos Capelinhos na ilha do Faial.
Na crises já ali anteriormente ocorridas é normal estas estenderem-se por vários meses, com momentos de maior libertação de energia que provocam sismos sentidos no Faial, com maior intensidade na Oeste. Tal como aconteceu hoje às 9h26 com um evento de magnitude 3.8 Richter que atingiu uma intensidade IV/V no Capelo e Praia do Norte.
Apesar de não serem conhecidos eventos catastróficos a partir desta zona, os faialenses têm sempre de ter em conta o facto de se estar numa região de elevada sismicidade e para o que isso significa em termos de protecção pessoal.
Por isso, recomenda-se calma e a acompanhar a situação na página do CVARG e a ter em conta os comunicados e recomendações da Protecção Civil.

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Gosto da calma com que fala de crise sísmica. Acho que os economistas poderiam aprender qualquer coisa daqui. Já vi que por aí está nublado.

geocrusoe disse...

@ Geocrusoe
Apesar de ser sinistrado de um sismo em 1998, que destruiu toda a minha localidade, a calma prende-se com o facto de ser geólogo de riscos e como tal compreender e olhar para este fenómeno de modo natural; paralelamente, hoje a minha povoação foi reordenada para minimizar os riscos naturais e os imóveis são quase todos sismo-resistentes.