Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

JOÃO AGUARDELA - 1969 - 2009

João Aguardela, foto daqui , local com mais elementos sobre a sua vida e obra
Vocalista e líder dos Sitiados, mentor do projecto Megafone de pesquisa de música tradicional portuguesa e fusão com sonoridades electroacústicas, Linha da Frente e d'A Naifa. Faleceu ontem, dia 18 de Janeiro, em Lisboa com 39 anos.

Independentemente do sucesso da Vida de Marinheiro, foi n'A Naifa que mais de perto acompanhei e me encantei com este músico, fica aqui a ligação para o último dos vários post sobre este grupo no Geocrusoe, como a minha homenagem a este músico que com a sua obra deixou a música portuguesa mais rica, sabendo que mais rica ficaria se o João Aguardela continuasse connosco a trabalhar.

5 comentários:

ematejoca disse...

Nunca tinha ouvido falar do João Aguardela. Hoje li na "Cidade das Mulheres" sobre a sua morte.
Foi um acidente? Ou talvez Sida?
Um horror morrer-se com 39 anos!!!

Cláudia Paiva Silva disse...

Para ematejoca: cancro...

Carlos Faria disse...

à ematejoca
ele era demasiado bom para ser tão bem conhecido nos circuitos mais comerciais, embora no sitiados tivesse tido grande sucesso... já ouviu falar do trabalho de Giacometi? se sim, ele estava a fazer algo semelhante mas numa perspectiva moderna.

spring disse...

Caro Geocrusoe.
O contributo oferecido pelo João Aguarela à Musica Popular Portuguesa, nunca poderá ser esquecido, apesar de hoje em dia se viver ao sabor das modas.
PS- É curioso falar no post acima no trabalho do Michel Giacometi recordo-me de ver a sua série televisiva, nessa RTP dos anos setenta.
Abraço cinéfilo
Rui Luís Lima

Carlos Faria disse...

ao rui luis limta
concordo consigo sobre João Aguardela.
Só no final dos anos 70 chegou cá a RTP-açores, que transmitia 3 ou 4horas por e que devorávamos. não me lembro de por cá ter passado nenhum programa sobre Miche Giacometi, talvez nem tenha mesmo chegado aos açores.